O Segredo da Felicidade é a Liberdade, o Segredo da Liberdade é a Coragem. Nilton Bonder

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Rose Villanova
contato: rosevillanova@gmail.com



CLICK TO TRANSLATE

Saturno e os Ciclos da Vida - Crise e Crescimento

Saturno e os ciclos da vida (1)

Nossa vida é um eterno começar, realizar e terminar para novamente começar. O dia, a noite, o ano, as estações... Tudo é cíclico, nada é eterno, tudo termina para recomeçar de outra forma. Um ciclo pessoal bem perceptível é o ciclo que recomeça a cada ano quando comemoramos o nosso aniversário.
Na astrologia, damos muita importância ao ciclo de Saturno que é o planeta que marca o tempo em direção à maturidade. Porque à maturidade? Porque Saturno é um planeta relacionado às obrigações, ao trabalho, às responsabilidades que temos que assumir enquanto estamos ocupando um lugar neste planeta. Saturno, de acordo com a localização no mapa de cada pessoa, nos mostra a vocação por isso, o papel do sujeito na sociedade.
O ciclo de Saturno – o tempo em que ele retorna ao lugar que ocupava no nosso nascimento - é de 29 ½ anos. Porém, de 7 em 7 anos, Saturno faz um aspecto importante a si mesmo, determinando um momento em que ganhamos um pouco mais de liberdade e consequentemente arcamos com mais responsabilidade no nosso caminhar nesta vida. A beleza do ciclo de Saturno é que ele nos mostra que de tempos em tempos, temos a oportunidade de avaliar e nos libertar dos condicionamentos sociais e familiares que não nos servem e assumir os que são verdadeiramente importantes para nossa realização como indivíduos e com isto vamos caminhando até conseguirmos atingir uma individualidade pessoal que traz como recompensa a plenitude do Ser. Isto, claro, se estivermos dispostos a aceitar os desafios que Saturno coloca na vida de cada um. Vamos entender melhor as primeiras fases do ciclo de Saturno:
Aos 7 anos, é o momento em que a criança está completamente apta a ser alfabetizada e com isto um novo mundo se descortina. Até então, o que papai e mamãe diziam era a lei, mas ao entrar em um outro mundo, o mundo do conhecimento, ela passa a perceber as coisas por si mesma e com isto, a exercer sua própria crítica e consequentemente a fazer suas primeiras escolhas.
Aos 14 anos, momento correspondente à entrada na adolescência, mais um passo é dado em direção à maturidade e os pais mais uma vez, são questionados. Nesta fase o indivíduo passa a escolher a qual grupo social quer pertencer e é o grupo - para o bem e para o mal - que vai ser o seu parâmetro de comportamento. Nesta fase existe a forte necessidade de independência, e geralmente aquilo que os pais falam (para nosso desespero) será contestado até as últimas conseqüências. A criança agora, quer fazer suas próprias escolhas e vai começar a perceber que isto tem um preço. Saturno não deixa nada barato. Liberdade é igual a responsabilidade e triste de quem não reconhece esta lei de Saturno.
21 anos; é chegada a hora de responder completamente por nossas atitudes. Esta é a idade mais apropriada para escolher a carreira que devemos abraçar pois é neste momento que geralmente nos é revelada a nossa vocação, aquilo que pretendemos fazer para o resto da vida para nos trazer reconhecimento social e independência financeira. É lamentável que hoje em dia, nossa juventude tenha que escolher sua vocação aos 17 anos. Isto é quase um crime que o sistema atual tem cometido. Antes de escolher a carreira, a verdadeira vocação, a criança deveria ter alguns anos para poder ter algum tipo de experiência e vivencia que lhe permitisse perceber mais e melhor seus potenciais, e só então, prestar o vestibular. Por isso, os pais não deveriam ficar muito decepcionados quando seus filhos, depois de cumprir alguns anos de faculdade, se mostram infelizes e manifestam o desejo de trocar de curso. Isto é mais do que esperado.
Aos 29 ½ anos acontece o que chamamos de “Retorno de Saturno” e é geralmente um momento de crise pessoal, pois é a hora da reavaliação das escolhas feitas nos períodos anteriores. Podemos agora perceber o que fizemos da nossa vida. É chegada a hora de corrigir a rota, se for o caso e também de investir pesado naquilo que deu certo. Agora o tumulto da juventude já passou, a meia-idade encontra-se no futuro em uma distância segura, e esse período costuma ser de esforços sérios para estabelecer e desenvolver condições de vida mais sólidas. É preciso ter coragem para abandonar o que constatamos não nos servir e assumir novos desafios. A crise vem justamente das escolhas que Saturno neste momento, nos obriga a fazer.
Este primeiro ciclo concluído, outras fases recomeçam ...

36 a 37 anos – É chegado o tempo de reconsiderar os padrões impostos pela família e sociedade que têm nos impedido de sermos nós mesmos. É o momento de nos perguntarmos: O que eu vivi até agora foi por mim mesmo ou eu estou ainda respondendo às expectativas dos meus pais? Esta idade é bastante crítica pois, de certa forma, já estamos profissionalmente estáveis e em termos de relacionamentos já sabemos o que queremos mas nos falta a coragem de tomar determinadas atitudes que poderiam bater de frente com a imagem que nossos pais e a sociedade têm de nós. Queremos continuar desempenhando papéis para agradar aos outros, ou queremos viver uma vida mais plena e satisfatória? Nesta idade sentimos certa urgência de mais independência e a crise aqui é a da coragem de romper laços sociais e familiares que estão nos amarrando e impedindo de alçar vôos mais altos em direção à nossa realização como indivíduo.
43 a 44 anos - A segunda adolescência, não por acaso é chamada de a “idade do lobo”. As marcas da idade já se impõem, o corpo começa a chamar a atenção para suas limitações e uma noite sem dormir faz estragos no dia seguinte. Começamos a ter medo da velhice e se não estamos realizados afetivamente ou profissionalmente, temos medo de ser tarde demais. Por outro lado, já sabemos do que somos capazes e sabemos tirar proveito disso. Se formos daqueles que investe na qualidade do Ser, poderemos viver um dos períodos mais belos da vida, mas se tivermos até agora investido apenas no Ter, e isso sempre implica uma vida pautada na aparência, poderemos estar profundamente infelizes. O ideal aqui seria, ao invés de corrermos para as clínicas de rejuvenescimento, que é o que acontece cada vez com mais freqüência, investir com coragem na nossa verdadeira essência, esta sim fonte de imutável beleza, de liberdade e conseqüente felicidade.
52 a 53 anos – Esta idade costuma chegar como um momento onde os projetos de vida não realizados se impõem com mais urgência. A hora é agora, “agora ou nunca”. Temos ainda muita disposição e saúde para correr atrás dos sonhos não vividos, ao mesmo tempo em que não temos mais tanta energia para correr atrás da realização material e profissional. Chegamos a um ponto da vida em que percebemos que o que foi feito, foi feito e que na busca da sobrevivência e realização profissional deixamos muito do nosso prazer de lado e agora, com o que nos resta de saúde e garra, queremos realizar os sonhos mais caros. Este é um momento em que queremos fazer algo que nos traga muito prazer de viver e vamos atrás de atividades criativas. Ousamos escrever o livro não escrito, fazer o curso de musica, pintura ou dança que não fizemos, aprender o idioma que não aprendemos, fazer a viagem que nunca conseguimos fazer. Este é o foco agora e a crise vivida aqui diz respeito a ter coragem de fazer os cortes e as mudanças necessárias para “encaixar” o tempo que precisamos para nos dedicar a essas atividades. Esta é uma idade bastante revolucionária e excitante.
59 a 60 anos – Novamente vivemos o retorno de Saturno, como nos 30. Esta idade coincide com a aposentadoria e com certeza vem acompanhada de uma crise de identidade. Podemos aqui, sentir que não servimos mais para nada, se nas outras fases não tivermos investido na nossa essência. Por outro lado podemos chegar a essa idade vivendo um momento de plenitude excepcional. Bem... Se acontecer de estarmos vivendo a primeira possibilidade, o importante é que novamente, nesta fase Saturno nos apresenta a oportunidade da “virada”. É uma oportunidade para rever e conferir a história pessoal e liberar habilidades criativas, de ir fundo na filosofia pessoal, expandir os horizontes e viajar tanto para fora quanto para dentro de si mesmo e fazer as mudanças necessárias para viver uma velhice feliz.
Em todas as crises/oportunidades que vivemos nessas idades, Saturno quer nos ensinar apenas uma única lição, a mais preciosa que podemos aprender: “Tenha coragem, seja você mesmo. O medo de ser só, o impede de ser feliz e ser feliz significa nunca estar em solidão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário