O Segredo da Felicidade é a Liberdade, o Segredo da Liberdade é a Coragem. Nilton Bonder

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Rose Villanova
contato: rosevillanova@gmail.com



CLICK TO TRANSLATE

Entenda mais e melhor seu signo

Com certeza, você sabe a qual elemento pertence o seu signo: Fogo, Terra, Água ou Ar. Mas o que exatamente isto significa? E se só existem 4 elementos distribuídos pelos 12 signos, o que difere um signo de outro do mesmo elemento?
Para entender um pouquinho sobre os elementos, é preciso saber que eles são os construtores invisíveis de toda a vida material e psíquica na terra. Cada elemento representa um tipo básico de energia e consciência.
Na nossa psicologia representam a nossa forma de contato com a realidade e por isso, a nossa personalidade e temperamento.
O elemento Fogo – Áries, Leão e Sagitário - confere um temperamento entusiasmado, irrequieto, com grande energia; quase mesmo incansáveis. São tipos de muita fé na vida, de coragem, idealismo, força e espontaneidade.
O elemento Terra – Touro, Virgem e Capricórnio – confere uma qualidade de estabilidade e realização. São tipos práticos, batalhadores, que têm capacidade de planejamento, persistência, são cautelosos e um pouco lentos mas muito fiéis, resistentes e pragmáticos.
O elemento Ar – Gêmeos, Libra e Aquário – são os que estão sempre mais prontos a se relacionar. São tipos cooperativos, comunicativos, versáteis, adaptáveis e curiosos. Possuem também muita energia e são bastante racionais.
O elemento Água – Câncer, Escorpião e Peixes – são os artistas inspirados zodíaco. Isto se deve ao fato de pautarem suas vidas pela sensibilidade e emoção. São as pessoas com mais capacidade de empatia e por isso são bons curadores.
Pois bem, além dos elementos, existem também os Ritmos e estes constituem toda a qualidade do movimento da vida na terra e consequentemente a forma ou tipo de ação. Explico melhor, tudo nesta vida tem um momento de nascimento, sustentação e morte ou extinção, e os Ritmos têm exatamente a ver com isso.
Na Astrologia chamamos a estes ritmos de: 1) Cardinal – ritmo de início de partida, de arranque, 2) Fixo – ritmo de conservação, estabilidade e resistência e 3) Mutável – ritmo de mudança, aperfeiçoamento e de transformação.
Daí que se temos 4 elementos dividindo o Zodíaco de 12 signos, temos necessariamente 3 signos de cada elemento e se na natureza existem 3 ritmos então, cada signo de cada elemento terá um ritmo diferente.

CARDINAL * Fogo-Áries * Terra-Capricórnio * Ar-Libra * Água-Câncer

FIXO * Fogo-Leão * Terra-Touro * Ar-Aquário * Água-Escorpião

MUTÁVEL *Fogo-Sagitário * Terra-Virgem * Ar-Gêmeos * Água-Peixes

Daí que, os signos Cardinais – Áries, Câncer, Libra e Capricórnio - são aqueles dão início às coisas. São os que gostam de desafios por estarem sempre motivados a empreender algo novo. Algo que seja inovador. Os que pertencem aos signos cardinais, são os grandes empresários do zodíaco e também os profissionais liberais, em suma, os cardinais não gostam de ter patrão.
Já os signos Fixos – Touro, Leão, Escorpião e Aquário - são motivados ou têm necessidade de conservar, de dar forma, de fazer com que as coisas se materializem e se estabilizem. Os que pertencem aos signos fixos, são os melhores funcionários, os mais fiéis e confiáveis. São pessoas que gostam da rotina e capazes de cumprir tarefas de longo prazo ou mesmo tarefas que exijam detalhe, concentração e método.
Por sua vez os signos Mutáveis – Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes - gostam mesmo é do movimento e da novidade. São os que se motivam pelo aprendizado, são os intelectuais que pautam sua vida no estudo e também os comunicadores. São os inventores do zodíaco; aqueles que ao ter contato com algo, uma idéia ou objeto, já estão pensando em compreender melhor aquilo para transformá-lo em algo diferente.
Combinando então cada elemento com um ritmo especifico, poderemos entender porque existe a diversidade de motivação em cada signo de um mesmo elemento e entendendo isto podemos nos entender melhor, e... entendendo-nos melhor, iremos cada vez nos aceitando mais e com isto sendo cada vez mais e melhor exatamente aquilo que nascemos para ser.

3 comentários:

  1. Anônimo4:22 PM

    adorei a simplicidade dessa explicação!

    ResponderExcluir
  2. Concordo c o comentário anterior! Grata! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:34 PM

    to lendo

    ResponderExcluir