O Segredo da Felicidade é a Liberdade, o Segredo da Liberdade é a Coragem. Nilton Bonder

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Rose Villanova
contato: rosevillanova@gmail.com



CLICK TO TRANSLATE

Significado da Lua na Astrologia

A maioria de nós sabe qual é o seu signo solar, é aquele que no jornal ou na revista, se lê; “se você nasceu de tanto de junho a tanto de julho, seu signo é o de Câncer”; este é o signo que o Sol transitava no momento do nascimento dos cancerianos, por exemplo. Porém poucos sabem qual é o seu signo lunar, isto mesmo; o signo que a Lua ocupava no momento do nosso nascimento.

Isto acontece, porque a Lua tem um movimento muito rápido; para se ter idéia, enquanto o Sol demora um ano para dar uma volta no zodíaco, a Lua leva apenas 29 dias. No entanto, a importância da Lua na leitura de um mapa astral, em termos de características, é tão importante, ou talvez até mais do que o Sol. Na verdade, como já disse aqui, nós não somos um signo, somos um mapa onde, dependendo do dia que nascemos, os astros estão dispostos ao longo do zodíaco de maneira singular e é esta disposição que mostra todas as características daquela pessoa. Mas voltando à Lua, a posição da Lua no dia e hora do nosso nascimento, é de fundamental importância para sabermos sobre a nossa natureza mais íntima e profunda, podemos mesmo dizer que a Lua é o nosso lado muitas vezes inconsciente, por ser muito subjetiva a forma como as qualidades da Lua se manifestam na nossa personalidade.
A Lua é o nosso lado selvagem, nossa natureza intensa, está fora do nosso acesso consciente, é a que sabota os nossos propósitos conscientes de poder, de auto-afirmação, de vontade objetiva, estes representados pelo Sol. A Lua no horóscopo significa a nossa intimidade, a memória, as heranças comportamentais, as reações, a inteligência intuitiva, as necessidades mais profundas e ainda o que precisamos para nos nutrir, tanto física quanto psicológica e emocionalmente. Por isso a Lua significa o corpo e os cuidados com a saúde. Sabemos que o funcionamento do organismo está estreitamente ligado aos estados emocionais, não por acaso portanto, a Lua na astrologia, significa esses dois lados: corpo e emoção, soma e psique. Há algo que mais nos sabote, no melhor sentido, do que a saúde? Quando estamos contrariando muito nossa alma (lua), o corpo é o primeiro a dar o sinal,
A Lua seria a nossa natureza feminina, enquanto o Sol a nossa natureza masculina, por isso a Lua significa em nós, de acordo com o signo que está colocada, tudo aquilo que está por trás do que aparentamos, quais as reais motivações que nos movem em direção a nossa busca pessoal. O Sol é aquilo que mostramos, enquanto a Lua é aquilo que está muito bem guardado para não sermos feridos, pois ela “fala” da nossa natureza sensível.
Quando se analisa um mapa, no sentido vocacional, a Lua é de fundamental importância pois é ela que mostra aquilo que mais temos necessidade em realizar para nos sentirmos completos, para ter a nossa Alma realizada, plena. Com certeza aquilo que mais nos faz felizes é o que tem diretamente a ver com a nossa Lua.

No mito grego dos gêmeos Ártemis e Apolo, a deusa Ártemis, associada à Lua astrológica, nasceu antes de Apolo, associado ao Sol, e ajudou sua mãe no parto do irmão. Isto significa que é a Lua que parteja o Sol, portanto, é o signo em que a Lua se encontra que mostra o que temos que realizar para poder fazer brilhar o nosso Sol, e consequentemente brilhar a nossa Vida. Quando alguém está insatisfeito, infeliz, sentindo que a vida não está valendo a pena, certamente esta pessoa não está sabendo ou conseguindo dar à sua Lua a devida nutrição.

A Lua tem muito a ver também com nossos medos pois ela é a nossa necessidade afetiva e é esta nossa maior vulnerabilidade. Tememos o que mais desejamos e se não atendermos nossos reais desejos por medo do que os outros vão pensar, ou o quanto seremos cobrados por nossos amigos e parentes, certamente nossa Alma, significada pela Lua astrológica, vai definhar e nosso Sol nunca conseguirá nascer e brilhar.

Segue uma breve interpretação da Lua nos signos, falarei apenas da característica principal, bem como da atividade profissional e da maneira de se repor emocionalmente, quando estiver “meio mal”.


Áries – Tem a emoção à flor da pele e por causa disso é impaciente e ansioso, daí que costuma reagir de modo precipitado e às vezes intempestivo, o bom é que você não se furta em pedir desculpas quando percebe que passou do limite. É competitivo e a necessidade de liberdade está acima de tudo, para isso foi dotado de uma intuição fantástica, ouça-a sempre. Precisa trabalhar em profissões que contenham desafios e nas quais se sinta livre para tomar atitudes e ter iniciativa, caso contrário começa a adoecer, a rotina “acaba” com você. Quando estiver triste, vá para perto da natureza ou pratique algum esporte, de preferência competitivo.

Touro - Costuma segurar as emoções com medo de ficar vulnerável, quer sempre ter o controle das situações e pessoas por causa da sua necessidade de segurança. Tem sempre a despensa cheia e dinheiro no bolso, para dizer o mínimo, pois detesta ser pego desprevenido. É bastante metódico e deve se policiar para não ser do tipo obsessivo. Exercite o jogo de cintura. Precisa trabalhar em uma profissão onde mecha com dinheiro e/ou coisas bonitas. É dotado de um imbatível senso estético. A rotina não o perturba, pelo contrário precisa dela. Para melhorar suas tensões, faça uma comida especial, jardinagem ou se dedique a um hobby onde possa expressar sua competência estética.

Gêmeos – Costuma racionalizar as emoções, ficando muitas vezes confuso e com isso perde a oportunidade de expressa-las. É muito curioso e inteligente, às vezes fala demais, procure também ouvir, isso com certeza atrairá ainda mais amigos, afinal, relacionar-se é uma das coisas que mais gosta. Sua maior necessidade é de aprender, ensinar, viajar, se comunicar. Quer estar sempre em movimento. Tem que trabalhar em profissões onde sua capacidade de mobilidade e a habilidade de se adaptar às situações sejam solicitadas, trabalhos onde tenha que viajar são bem vindos. Quando estiver triste ou muito confuso, pegue um bom livro ou uma estrada, escreva ou faça trabalhos manuais.

Câncer – É sensível e bastante intenso, muitas vezes exagera nas reações emocionais. Não é dado a relações superficiais, por isso não é do tipo “arroz de festa”. Sua sensibilidade artística é muito forte e precisa estar sempre cercado de coisas belas e aconchegantes. Cultiva as amizades, os amigos são sua segunda família. São bem vindos os trabalhos com arte e os que possa atender aos anseios dos outros pois de alguma forma você é um cuidador. Quando estiver precisando de recarga emocional, pegue um filme bem profundo, que proporcione muitas lágrimas ou se perca ouvindo boa musica, ou ainda, cozinhe para alguém..

Leão – A generosidade é o traço mais presente em você, é amigo leal e sua magnanimidade é reconhecida por todos. Gosta dos bons prazeres da vida, de ser o centro das atenções e de estar cercado de muito charme. Trabalhos onde exerça liderança, ou fique no palco ou que tenha a oportunidade de promover os outros de alguma forma são os indicados. Para espantar a tristeza, deve buscar fazer algo que tenha muito requinte, como um excelente jantar, com um excelente vinho e em um lugar encantador, ou ir ao teatro.

Virgem – Não é dado a muitos arroubos emocionais pois costuma conter as emoções com medo da crítica. É competente, solícito, pratico e refinado. Tende a ser muito auto-critico, o que pode torna-lo inseguro e essa insegurança, você irá compensar criticando os outros. Precisa estar sempre ocupado e adora resolver problemas. Profissões que exijam seu talento para aperfeiçoar as coisas e/ou pessoas são as mais indicadas; gosta também de organizar e embelezar as pessoas e ambientes. Para se recarregar emocionalmente, deve fazer artesanato, decorar a casa ou arrumar gavetas e prateleiras.

Libra – A harmonia é sua principal necessidade, tanto a harmonia das formas quanto das relações pessoais por isso muitas vezes se coloca em segundo lugar, o “outro” vem sempre em primeiro. São tão diplomáticos que parecem estar sempre na superficialidade das questões. Sua maior dificuldade é com a auto afirmação, por causa do medo de desarmonizar as relações. Esse medo é tão grande, que muitas vezes, fazem exatamente o contrário, explodem e põe tudo a perder. Devem procurar profissões onde tenham a oportunidade de mediar situações ou onde tenham a oportunidade de trazer beleza a pessoas ou coisas. Para se sentirem bem emocionalmente, devem promover festas ou se dedicar a um hobby que envolva beleza e conhecimento.

Escorpião – Intensos e muito desconfiados, não suportam nada que seja superficial. Gostam de ir fundo nas questões e adoram descobrir tudo o que está oculto aos olhos dos comuns dos mortais. E... descobrem! Profissionalmente, o que mais o motiva é diagnosticar, curar, transformar e regenerar. As profissões médicas e artísticas são as mais indicadas e na arte, estão sempre renovando, são os melhores restauradores pois adoram reformar tudo, na verdade o que buscam é trazer vida e perfeição ao que está decadente. A melhor maneira de se repor emocionalmente é assistir a filmes de mistério, ou dedicar-se ao estudo de ocultismo ou ainda cozinhar; são ótimos cozinheiros.

Sagitário – De temperamento alegre e otimista, são muito curiosos, filosóficos e adoram a aventura. Estão sempre preocupados com a ética que rege as relações e as atitudes de maneira geral, têm quase que uma obsessão com a questão do “certo” e “errado”, o que às vezes os tornam bastante dogmáticos. Profissionalmente, devem procurar ocupações que lhes proporcione muito movimento e especialização do conhecimento, são ótimos em idiomas também. Dificilmente ficam tristes mas quando isso acontece, uma boa viagem ou um bom livro, ou ainda uma longa caminhada, resolve tudo.

Capricórnio – Sérios e responsáveis são pessoas às vezes melancólicas devido ao peso que atribuem a tudo e a todos, o que não lhes impede de ter um humor fantástico, por sua mordacidade. Têm uma certa dificuldade em lidar com suas emoções pois são muito contidos. Com o avançar dos anos toda essa seriedade vai se dissolvendo e podem tornar-se bem cabeça-fresca. Dão-se bem em profissões onde possam exercer sua ambição de alcançar altos cargos, o que geralmente acontece. Para aliviar o stress emocional, devem fazer algo que o desafie, tipo jogos eletrônicos, ou ler biografias ou, por incrível que pareça, cursos de aperfeiçoamento.

Aquário - Muito criativos e rebeldes, são pessoas que estão sempre buscando a originalidade em tudo o que fazem. Detestam a rotina e são muito motivados por questões sociais e políticas. São de todos e não são de ninguém, pois precisam sentir-se sempre muito livres. Profissões ligadas às questões sociais e trabalhos feitos em grupo são os mais indicados para essas pessoas, e principalmente coisas que não tenham que obedecer a nenhuma rotina. Para relaxar o emocional, nada melhor do que esportes de altura, sempre em grupos, ou mesmo um bom bate-papo com os amigos.

Peixes – Sensíveis ao extremo, os que têm a Lua neste signo são muito humanitários e imaginativos. Estão sempre buscando um mundo ideal onde todos possam conviver em paz e amor. Como este mundo não existe, é comum vê-los bem retirados do mundo, ou buscando morar em lugares retirados, ou mesmo ficando a maior parte do tempo dentro de casa, onde criam seu castelo de fadas. Profissões artísticas que exijam imaginação e liberdade de expressão são as melhores para essas pessoas, que também dão excelentes curadores e aconselhadores. Quando estão tristes, o melhor a fazer é ir ao cinema ou a um show musical, ou produzir algo artístico ou ainda meditar.

Mandala: desenho de Rose Villanova

Um comentário: