O Segredo da Felicidade é a Liberdade, o Segredo da Liberdade é a Coragem. Nilton Bonder

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Rose Villanova
contato: rosevillanova@gmail.com



CLICK TO TRANSLATE

SATURNO E A IDADE DO OURO

Outro dia li um artigo que dizia que com a idade a memória se torna menos eficiente, porém as pessoas tornam-se mais inteligentes. Porque mais inteligentes? Porque são mais felizes.

Hoje, aos 60 anos eu concordo plenamente com isso, se bem que a minha teoria para a perda da memória é que, não é que a memória fique deficiente, é a quantidade de informação que aumenta a cada dia e... Haja memória para selecionar tantos bits.

Quando somos jovens, acessamos com muito mais rapidez as informações porque afinal, ainda vivemos pouco e temos pouca informação, ou melhor, temos informação suficiente para que o acesso se faça de modo mais rápido, na medida em que vivemos vamos sobrecarregando nossa memória e o acesso se torna mais lento, igualzinho a um computador.

Mas voltando à questão da felicidade e o envelhecimento. Com a idade, vemos que alguns sonhos foram realizados outros frustrados. Fora a as surpresas que a vida trás e embora sem preparo, topamos a parada, encaramos os desafios e superamos as dores e frustrações e ao final percebemos que nos tornamos muito melhores do que pensávamos que éramos.

Na mitologia, Saturno (o Cronos grego), após ter sido destronado e aprisionado em uma prisão subterrânea por seu filho Júpiter (o Zeus grego), recompôs-se com o pai e o enviou para a Ilha dos Bem Aventurados onde Saturno então governou instaurando a Idade do Ouro.

Saturno na astrologia significa a velhice e o envelhecimento, entre outras coisas. Saturno é chamado “Senhor do Tempo” e também o “Ceifador Implacável”. De fato quando temos mais idade vamos ceifando um monte de coisas da nossa vida, pra falar a verdade um bando de coisas que vamos vendo que são supérfluas e que só servem para alimentar nosso ego.

Quando jovens, nos apegamos a tantas coisas tolas para compensar a insegurança pessoal! Coisas para garantir uma imagem que queremos que os outros tenham de nós e só servem, no fundo, para a afirmação do nosso ego. Queremos ser reconhecidos, queremos ser importantes, queremos ser admirados e até mesmo invejados algumas vezes. Compensamos a insegurança pelo papel que desempenhamos e quando somos elogiados sentimos “o quão bons” somos.

A idade acaba com isso tudo, ao invés de querermos agradar aos outros, vamos genuinamente agradando cada vez mais a nós mesmo, a despeito do que pensem os outros e isso é maravilhoso!


Outra coisa maravilhosa que trazem os anos a mais é a estabilidade material e pessoal, quando jovens estamos todo o tempo agitados porque temos que trabalhar para ganhar a vida, criar os filhos, comprar a casa, o carro, viajar de férias, enfim... uma canseira.

Já passados os anos, temos tudo isso, estamos mais tranqüilos e o que é melhor, o que conseguimos, conseguimos, o que queríamos ter conseguido e não foi possível já não tem tanta importância, pelo fato de que estamos mais bem aparelhados emocionalmente para lidar com as frustrações.

É claro que toda essa maravilha é algo que precisa ser construído (construção é outra significado de Saturno) e é aí que entra a sabedoria de Saturno. O ceifador da beleza e juventude nos oferece a oportunidade de irmos cada vez mais em direção a nós mesmos. Não é fácil, mas é muito compensador.

Saturno rege Capricórnio e Aquário. O Saturno de Capricórnio quer que cumpramos nosso destino, desempenhemos nosso papel no mundo através do exercício da nossa vocação. Tarefa cumprida “entramos” no Saturno de Aquário que é o Saturno da libertação.

Nos tempos atuais do culto ao corpo e à juventude eterna, a tentação, quando envelhecemos, é de nos agarrarmos à juventude e ficar investindo tempo e dinheiro para conservar um corpo e padrão estético que já não nos pertencem. Mas não é por aí.

Já investimos na aparência, e os mais sensíveis e inteligentes já sacaram que isso não traz nem a paz, nem a alegria interior. A Idade de Ouro de Saturno acontece quando, a beleza que queríamos que os de fora reconhecessem, está agora bem dentro de nós, queiram ver ou não, pouco importa estamos muito mais confortáveis e tranqüilos e esta alegria não tem preço!

O Ouro de Saturno não brilha fora... Brilha dentro.

Ilustração 1: O beijo de Saturno
Autor: Rose Villanova
óleo sobre casca de melaleuca, sobre mdf

Ilustração 2: Rose Villanova
sem nome

4 comentários:

  1. Anônimo8:56 PM

    é isso aí minha amiga,adorei!
    beijos saudosos,
    Lídia

    ResponderExcluir
  2. A Idade de Ouro de Saturno acontece quando, a beleza que queríamos que os de fora reconhecessem, está agora bem dentro de nós, queiram ver ou não, pouco importa estamos muito mais confortáveis e tranqüilos e esta alegria não tem preço!

    Isso quer dizer que debemos estar olhando so para dentro en 2017????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não exatamente, Marcelo, o que eu penso é que Saturno derruba o ego, a aparência. Portanto cultivar a essência é a tarefa de Sarueno. Em outras palavras, sermos mais nós mesmos e menos o que o que desejamos aparentar.

      Excluir
  3. Amei!!! Gratidão!!!

    ResponderExcluir