O Segredo da Felicidade é a Liberdade, o Segredo da Liberdade é a Coragem. Nilton Bonder

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Rose Villanova
contato: rosevillanova@gmail.com



CLICK TO TRANSLATE

MAPA ASTROLOGICO DE DON DRAPER, PROTAGONISTA DE MAD MEN

Please click the left button to translate





Protagonista da série Mad Men, que foi ao ar pela primeira vez em 19 de julho de 2007 as 22:00h na TV americana, Don Draper é, sem dúvida, um dos personagens mais fascinantes já criados no mundo do cinema. Hoje passadas 6 temporadas de 13 episódios cada, essa muito bem sucedida série já completou mais de 70 episódios. A sétima e última temporada está sendo ansiosamente aguardada pelos inúmeros fãs de Mad Man.

Don é um publicitário de sucesso. Jovem, bonito, frequenta os mais luxuosos ambientes, veste-se impecavelmente e ostenta um ar de autoconfiança e mistério que o torna irresistível. É casado e tem filhos e, com todos esses predicados, seduz uma infinidade de mulheres ao longo do seriado e com elas mantém breves casos extraconjugais, mesmo amando a esposa.

Don carrega um passado oculto de todos e muito sofrido. Filho de uma prostituta que morreu no parto é encaminhado para o seu pai, casado com uma mulher cujos filhos nasciam mortos. Desta forma, foi criado por essa mulher que não gostava dele, pois sabia a origem daquela criança.

Seu pai, um homem muito rude, alcoólatra, fazendeiro, por sua vez, morreu quando ele tinha 10 anos de idade deixando a mulher e um filho com ela, Adam, meio-irmão de Don. A madrasta após a morte do marido vai morar com a irmã cujo marido geria um bordel em sua própria casa. Assim Don cresceu em meio a muito desamor, rudeza, ambiente promíscuo e muita, muita solidão.

Na verdade Don nasceu Richard Whitman (Dick). Aos 20 e poucos anos, provavelmente já buscando fugir das feridas adquiridas na infância, alistou-se para a guerra da Coréia e lá conheceu o verdadeiro Donald Draper, que em um ataque do inimigo foi mortalmente atingido. Nesse momento Dick aproveitou a oportunidade e trocou de identidade com o soldado falecido. Atitude que podemos entender como um desejo inconsciente de enterrar o passado de dor e rejeição. Recebeu honrarias de herói de guerra e quando voltou para a América, passou a viver sob o novo nome e nova identidade.
Essa parte de sua vida vai sendo revelada ao longo da série, em flashes de lembranças, quando em alguns momentos ele se sente fragilizado e as imagens do passado voltam à sua memória.

Nem mesmo sua primeira mulher sabe do seu passado, que ele esconde a sete chaves de todos os que o cercam. Esse segredo e mais a infância sofrida forjam uma personalidade dura, contida, exigente, defendida, que busca o alívio no álcool, que consome o tempo todo e no sexo que lhe traz alguns momentos de intimidade e envolvimento, embora o filme mostre com muita propriedade e sutileza que muito poucas vezes ele tira a roupa para transar. Transar vestido – geralmente até de gravata – caracteriza a dificuldade de Don de se expor, de se abrir para a intimidade, de se tornar vulnerável na relação. E precisar estar protegido o tempo todo é característica de pessoas excessivamente sensíveis.

Assistindo ao seriado, com grande fascinação pelo protagonista e analisando cada filigrana de seu comportamento: suas falas e silêncios, seu comportamento com os colegas de trabalho, com a esposa, com os filhos, com as amantes, com os grandes empresários que contratavam seu trabalho como publicitário, seu código de ética, as reações aos acontecimentos de sua vida e, astróloga que sou, fui percebendo com clareza alguns símbolos astrológicos no personagem.

É muito impressionante como escritores ao criarem um personagem enveredam pelo campo do simbolismo astrológico e conseguem dar vida a determinados arquétipos de maneira perfeita em suas construções.

Por várias dicas de pensamento e comportamento, fui percebendo que o personagem Don Draper teria Saturno na casa 5. Outras tantas facetas da personalidade mostrava alguém com forte traço do signo de Gêmeos e também um tipo bastante Plutoniano.
Fiquei a imaginar se o escritor além de "acessar" um arquétipo, pronto e acabado, de um determinado signo, teria a capacidade de conceber não apenas um representante deste ou daquele signo, mas um personagem que contivesse em si todo um mapa astrológico de nascimento.

E... logo em seguida a este meu pensamento e para minha grata surpresa, no episódio 1 da 5ª Temporada, que começa no ano de 1966, é revelado o dia de seu aniversário, quando sua esposa o presenteia com uma festa surpresa em comemoração a seu 40º aniversário: 1 de junho. Portanto a data de nascimento dele é 1/6/1926.
Especula-se que essa data não seja a data real do nascimento de Dick/Don, já que ele trocou de identidade e por isso provavelmente também trocaria a data de nascimento. Para tal, alega-se o diálogo que ele tem com a esposa ao final da festa, em que ela diz: - você está nervoso porque fez 40 anos, e ele responde: - tenho 40 anos há meio ano e ela: - quando isso vai parar? Só você sabe disso. Este é o seu aniversário agora. Porém em outro episódio é mostrado que ele tinha uma diferença de uns 8 anos de idade, para menos, do falecido e real Donald Draper.

Como se trata de um personagem e ao longo da série não fica claro quando Dick nasceu de verdade, ou mesmo Don, e considerando que a única data declarada para seu nascimento é a de 1/6/1926 e entendendo que os fatos reais não importam, quando se trata de um trabalho de criação e concepção de um personagem, assumo esta data. E como local de nascimento, o estado de Illinois, onde Dick nasceu; a cidade não é revelada no filme, portanto escolhi a cidade mais central desse estado, Morton. Acredito que esses dados correspondem e dizem respeito ao personagem que o autor, o brilhante Matthew Weiner, "magicamente" concebeu.

Por que me sinto tão segura e à vontade em assumir esses dados para a feitura do mapa de Don Draper? Porque fiquei tão impressionada com a precisão arquetípica do personagem em paralelo ao seu mapa astrológico, que não tive sombra de dúvidas que esse seria o mapa dele e mais maravilhada fiquei com a capacidade do autor de construir um personagem com as singularidades e nuances de personalidade tão precisas e preciosas quando analisado à luz de seu mapa astrológico. É a arte imitando, a vida.


 Para construir o mapa de Don seria preciso, de minha parte, conceder-lhe um signo ascendente. Como já disse, o personagem tem todas as características de quem possui Saturno na casa 5, fato que me chamou a atenção e desencadeou todo o processo de querer descobrir qual seria o mapa de Don Draper.  

Com Saturno em Escorpião, seu signo Ascendente só poderia ser Câncer o que cabe como uma luva para essa personalidade sensível, que se protege o tempo todo com ares de durão, mas que possui um olhar doce e interessado e se sensibiliza com as questões de todos à sua volta. Como um paizão é sempre procurado pelos colegas de trabalho nos momentos de crise. Câncer no Ascendente lhe daria um forte traço de água no mapa todo, assim como Saturno em Escorpião e Marte em Peixes, o que explica sua natureza sensível, envolvida e envolvente, embora dura. Câncer de tão sensível que é está sempre se protegendo. E neste mapa, Plutão está exatamente no ascendente mostrando uma pessoa que nasceu sob a marca de um ferimento profundo e por isso vive a vida como se precisasse controlar tudo e todos à sua volta para se defender de situações em que se encontre vulnerável. É como se a vida o ameaçasse constantemente e, portanto essa pessoa também controla as suas emoções para que ninguém possa saber o que se passa dentro dele e com isso, nunca possa saber seu ponto fraco para, eventualmente, manipulá-lo e torná-lo seu refém.

Outra característica, desta vez em termos de destino dos cancerianos, é que eles vivem sérios problemas familiares e com os filhos, ao longo da vida. Com Plutão no Ascendente, além da rejeição da madrasta desde pequeno e da rudeza e alcoolismo do pai, passou pela experiência da morte da mãe no seu nascimento. Os plutonianos vêm para a vida experimentando a morte. Com Plutão e Câncer no Ascendente fica explicado o seu comportamento diante da vida: sensibilidade versus autodefesa e necessidade de controlar o tempo todo.

O regente de Câncer, a Lua, está em Aquário reforçando o tema da rejeição familiar e como se não bastasse há Urano no MC, mais um ingrediente revelador de que o lar de infância e mais tarde, o lar construído pode causar enorme desconforto. Urano e Aquário são indicadores de rejeição. É um símbolo fortíssimo de inadequação formando o binômio rejeito porque sou rejeitado/ por me sentir rejeitado, rejeito.
A Lua, no mapa de Don ocupa a casa 8 – a casa da morte, das profundas transformações na vida, do sexo e dos comportamentos compulsivos. É exatamente esta Lua que mostra os vícios de Don e também a necessidade de trocar de parceiros, o signo de Aquário tem como característica predominante a originalidade, a novidade, o inusitado e surpreendente, a independência e a liberdade.

A Lua, no mapa astrológico, revela nossa mais profunda necessidade.  A colocação por casa e signo mostra qual a fonte da nossa nutrição (inclusive em termos de alimentos que fazem bem ao bom funcionamento de nosso corpo). Os assuntos com os quais nos envolvemos e dele nos nutrimos para fazer frente aos embates da vida. Daí fica explicado de maneira formidável a necessidade de sexo com parceiros diferentes de Don e também o fato de ele não poder e não conseguir resistir às aventuras fora do casamento. Qualquer pessoa com essa colocação necessariamente precisa de vários parceiros sexuais.

A astrologia é fantástica, pois tira de nós o peso da culpa pelo pecado quando compreendemos nosso mapa astrológico. Uma coisa é o que a cultura e a religião chancelam como correto para um individuo, outra coisa é o que sua alma necessita para se sentir viva. Se todos nós compreendêssemos nossos ditames da alma e os que conosco convivem pudessem nos compreender à partir de nossa essência, muita dor poderia ser evitada. A dor da culpa e da condenação. Talvez nossa pior forma de interagir com a vida, conosco mesmos e com os que estão à nossa volta pois é através da culpa que controlamos e somos controlados.

Betty consegue com maestria explorar a culpa de Don para que ele se sinta devedor o tempo todo.  Dessa forma, ela se exime de qualquer responsabilidade diante do fracasso da relação dos dois. A ânsia de buscar uma pista da infidelidade do marido vai às raias do desrespeito à privacidade do outro. Interessante notar que Betty ao mesmo tempo em que não pode perdoar Don por sua infidelidade, achou normal o caráter de Henry Francis que pouco se importou com o fato de ela ser casada, e mesmo grávida, quando a cortejou. Achou normal Henry chantagear o advogado quando este disse que no caso, não somente Don cometeu adultério, mas também ela. Achou normal chantagear Don quando este disse que queria ficar com os filhos, dizendo que tinha nas mãos o seu passado oculto. Don foi muito preciso quando disse "você é uma vagabunda". Sim, Betty se colocou no papel de vítima, mas encarnou a característica predominante em todas as vítimas: o algoz. A vítima sempre cobra com requintes de crueldade a culpa do outro. Dela se alimenta e justifica todas as suas atitudes por achar que o outro lhe deve.

Não apenas com Betty, mas com quase todos os subordinados do escritório ele é o "bode expiatório" que retém a projeção da sombra de todos, tornando-os aliviados de suas próprias culpas e falta de caráter, ao mesmo tempo em que é procurado quando se sentem frágeis ou inseguros. Na verdade todos o invejam e querem ser como ele, que passa a imagem de uma pessoa segura de si e de seus pensamentos e atitudes.
Don, porém é muito mais frágil do que todos pensam, mas tem uma enorme qualidade, não se queixa de ninguém, nem da vida. Seu poder não é exercido pela autopiedade, ele não considera que os outros sejam culpados por seus problemas, sua maior qualidade é responsabilizar a si próprio por suas próprias mazelas. O outro lado disto é, sem dúvida, a grande dose de autodestrutividade que o acompanha o tempo todo. Tudo, sempre, por causa da culpa.

A culpa é uma presença em todas as pessoas e temos duas formas de lidar com ela: olhando para fora e projetando em outros e tentando destruí-los, ou olhando para dentro e nos destruirmos até que consigamos nos modificar. Ou, o pior, nos sentindo não merecedores do amor dos outros e por isso buscando sempre relações que nos apontem o quanto somos maus.

Ainda falando sobre a Lua do mapa de Don, ela forma uma oposição a Netuno. Esse aspecto demonstra enorme decepção com os vínculos afetivos. Denota pessoas que estão sempre procurando o amigo ideal, o amor ideal, a família ideal, porém sempre se vinculam a pessoas erradas. Entram na relação cheios de fantasia de que encontraram a pessoa ideal, aquela que vai preencher seu enorme vazio relacional para, na sequência, se decepcionarem e sofrerem o sentimento de terem sido enganados e depois abandonados.

No mapa de um homem, a Lua representa as características da mulher que ele escolhe para se casar e também as características da própria mãe. É claro que nem todas as pessoas que têm a Lua na casa 8 em Aquário terão uma mãe prostituta e ausente (no caso ele nem a conheceu)  mas, mais uma vez Weiner captou o simbolismo deste mapa de forma surpreendente.

Quanto à sua esposa, a Betty, é notório o seu escasso amor por Don, tanto que ela não resistiu, e ele sabia, à verdade da sua dupla identidade quando revelada. Nunca foi uma mulher carinhosa e envolvida com ele, tampouco com os filhos. Era uma mulher coquete, muito mais preocupada com sua aparência e com o que a sociedade iria pensar da sua família do que sensível aos sentimentos dos seus familiares e, inclusive da empregada que cuidava de seus filhos (Lua em Aquário) fica muito claro que o que ela buscava no Don era sexo e segurança material (Lua na casa 8)

Don tem em seu mapa Urano e Marte no Meio do Céu. Pessoas com Urano no MC têm como destino se destacar de forma inusitada de seu berço de origem. São aquelas pessoas que vêm de um meio familiar completamente diferente do que escolhem ter como profissão e geralmente alçam altos postos na vida profissional. Costumam ser pessoas que vêm de famílias pobres e desfavorecidas intelectualmente e surpreendentemente se tornam pessoas de posses e de respeito por suas idéias, cultura e capacidade de trabalho.

No mapa de Don, esse Urano está conjunto ao planeta Marte. Essa configuração expressa com clareza espantosa a independência no trabalho e a dificuldade em compartilhar com os demais. São pessoas francamente líderes em tudo o que fazem. São as que tomam iniciativa e, mesmo que não queiram ou não façam nada para isso, são olhadas como referencia por seus pares. São aquelas pessoas que decidem os rumos dos outros. É como se as pessoas que trabalham, ou mesmo convivem, com eles ficassem fragilizadas, sem rumo, até que deles saia a última palavra. É uma via de duas mãos: por um lado quando decidem não querem a interferência de ninguém, por outro, os que estão com ele, esperam sempre que decidam por si. Para depois, claro, reclamarem que o fulano não tem a menor consideração por eles. É bem mais fácil reclamar do que dar a cara a tapa, não é?

Júpiter se localiza na casa 9, a casa da justiça, da filosofia de vida, da expansão dos horizontes. Júpiter é tido como um planeta que muito beneficia o setor onde está. É impressionante o senso de justiça de Don. Mesmo com sua dureza no tratamento com os outros e ainda que engane a todos com sua falsa identidade, em várias circunstâncias mostra um admirável comportamento ético: não passa por cima de ninguém para conquistar o que quer. Não concordou em desfazer o contrato com a Mohawk quando Duck acenou com a possibilidade de trazer a American Air Lines para a agência, embora tenha sido obrigado a fazê-lo. Também não concorda com a proposta de Peter a Joan, de fazer sexo com o executivo da Jaguar para conseguir o contrato. Não se dobra à chantagem do Peter quando este lhe pede uma diretoria em troca do silêncio sobre sua identidade e mais uma infinidade de outras situações em que lhe é solicitada uma atitude justa.

O mesmo Júpiter na casa 9 demonstra seu talento para a propaganda. A casa 9, dentre os significados já expostos e sendo um setor de expansão, representa a propaganda em larga escala, aquilo que hoje chamamos de Marketing. Júpiter é o planeta da boa sorte, o lugar que ocupa em um mapa astrológico mostra o tema de nossa vida pelo qual somos reconhecidos e aplaudidos por exercermos com maestria e talento aquele assunto. Estando Júpiter no signo de Aquário era também de se esperar que Don tenha ideias revolucionárias e independentes e originais.

Don é do signo de Gêmeos e seu Sol está conjunto a Mercúrio (planeta regente de Gêmeos) o que lhe dá um forte traço de genialidade. Mercúrio é o planeta da inteligência e da comunicação. Pessoas do signo de Gêmeos costumam ser brilhantes e comunicativas, ou pelo menos, voltadas para a área de comunicação. São os grandes divulgadores do zodíaco. Possuem raciocínio rápido e escapam com muita facilidade de situações de confronto intelectual.

As pessoas de Gêmeos são inseguras. A mesma característica de mente brilhante, que enxerga os vários lados de uma situação e informação, faz com que eles se questionem à exaustão se escolheram o caminho certo. O leque de possibilidades que abrem á sua frente é tão amplo que, quando tomam uma decisão ficam se perguntando, e se eu tivesse escolhido a outra coisa?
Por esse motivo, suas mentes estão sempre tocando o céu e o inferno o tempo todo. É muita carga mental. A insegurança dos nativos de Gêmeos e a capacidade incrível de raciocínio faz deles pessoas que precisam controlar a tudo e a todos o tempo todo. São muito controladores. Mais um traço que contribui para a personalidade controladora de Don.

Todas as pessoas de Gêmeos, de alguma forma possuem duas identidades. Exemplos: as pessoas têm um nome registrado no documento de nascimento, mas são conhecidas por um apelido que supera o seu nome próprio. A pessoa é registrada com uma data de nascimento, quando na verdade nasceram em outro dia, por escolha dos pais. Meu filho, por exemplo, possui duas carteiras de identidade; quando ele era muito pequeno viajamos para o Chile e tiramos uma carteira de identidade para ele, para que ele pudesse atravessar a fronteira. Com os anos perdemos este documento. Ao completar 18 anos, quando foi pedir a cópia atualizada de seu numero de registro, os órgãos competentes não conseguiram localizar em hipótese alguma seu primeiro documento o que fez com que ele tivesse que tirar um outro. Também uma vida dupla muitas vezes é encontrada em pessoas deste signo.Essa característica cabe, novamente, como uma luva para Don/Dick. Quanto mais analiso este mapa de Don mas fico deslumbrada com a genialidade do autor.

Tanto o Sol, quanto Mercúrio estão localizados na casa 12 deste mapa astrológico. A casa 12 na astrologia é o setor do sofrimento, das provações, dos aprisionamentos, dos segredos, do isolamento, da dor de estar vivendo em um mundo que a eles lhe parece exigir muito mais do que sua capacidade. Pessoas com esta colocação são muito sofridas, pois sentem que não são deste mundo que lhes impõem regras e tratados para que se viva nele. São os maiores artistas do zodíaco. Por não estarem neste mundo buscam através da arte seu maior escape, além de possuírem uma conexão muito forte com o inconsciente coletivo e por isso conseguem trazer ao mundo exatamente o que o inconsciente de uma época tem como necessidade de se identificar. Para a propaganda é mais um traço extremamente favorável, pois a pessoa saberá qual a real necessidade de uma época, trazendo à luz aquilo que a coletividade quer naquele momento para se sentir "mais perto do céu".

A casa 12 é também a casa dos inimigos ocultos, o inimigo mais oculto que temos somos nós próprios daí que fica explicado porque Don encarna o Bode Expiatório. Sendo ele seu mais cruel inimigo atrai para si a inimizade de todos.
Tudo o que se passa no inconsciente nos é revelado pelas circunstâncias e pessoas que nos cercam.

As pessoas de Sol na casa 12 são aquelas que carregam os pecados do mundo.
É também uma casa de mistério e inacessibilidade. Pessoas com esta colocação geralmente vivem vidas paralelas: uma vida que é vista por todos e outra que é totalmente secreta. São, por exemplo, as pessoas capazes de levar dois casamentos ou dois relacionamentos por anos a fio, sem que nunca ninguém descubra. Essa tendência é também fonte de sofrimento e inadequação ao mundo dos "comuns dos mortais".

Finalmente, analiso o Saturno na casa 5 – motivo de todo o meu interesse e de todo o meu trabalho sobre o mapa de Don.

A casa 5 é a casa de tudo o que se cria, desde os filhos que temos até aquilo que criamos com nossos talentos. É a marca que deixamos no mundo, a nossa grife. É a casa das crianças que colocamos no mundo e também significa a criança que fomos. Mostra como foi a educação na nossa infância e como educamos nossos filhos quando os temos e foi aí que comecei a perceber o quanto Don teria essa colocação de Saturno no seu mapa. Saturno é o planeta da frieza, da dureza, da restrição, da contenção e da frustração.

As pessoas com Saturno localizado na casa 5 tiveram infâncias muito tristes. Seus pais eram duros para com elas, exigiam muito além da capacidade que uma criança pode ter. Não a tratavam com a doçura e compreensão que uma criança merece. Mais tarde, a tendência é repetir esse modelo com nossos filhos, de maneira mais atenuada. Pretendemos sempre não repetir os erros cometidos conosco.

Vemos Don tendo muita compreensão para as criancices de seus filhos e até alguma ternura para com eles, porém essa atitude é acompanhada por certa frieza na parte afetiva, ou ainda... Don nunca pode expressar o carinho pelos filhos porque tinha uma Betty sempre a lhe solicitar um lado mais duro para com eles. Betty repete para com os "filhos de Don" o comportamento do pai de Don para com ele enquanto filho.
O destino muitas vezes se cumpre não apenas a partir de nós mesmos, mas também das circunstâncias à nossa volta.

Mas o ápice do significado de um Saturno na casa 5, Weiner coloca em seus mais preciosos detalhes no Episódio 5 da 6 Temporada quando Don, após levar seu filho ao cinema, chega em casa arrebatado por um sentimento que ele disse ter fingido sentir pelos filhos durante toda a vida e que naquele dia ele consegue sentir de verdade e que parecia que seu coração ia explodir. Ele diz também que refletia muito sobre a possibilidade de seu pai sentir o mesmo por ele. Essa fala de Don é fantástica e emblemática no que diz respeito a um Saturno na casa 5 e eu vou levar para o resto da vida esse exemplo.

Também, em várias outras situações Mathew coloca na boca do Don as palavras: "eu não consigo sentir nada". É isso o que acontece com uma pessoa de Saturno na 5. Por não ter podido ser criança, essa pessoa não consegue acessar sua criança interior. Por não poder ter sido espontânea, pois a espontaneidade sempre vinha acompanhada de punição, a pessoa vai desenvolvendo um mecanismo de defesa bloqueando todo o acesso aos seus sentimentos.

A casa 5 também significa as alegrias da nossa vida: os romances, os jogos de sedução, os amores, os amantes. A casa onde temos Saturno representa nossa maior carência. Don "passeia" de romance em romance, de amante em amante, de sedução em sedução sem nunca conseguir preencher esse imenso vazio que traz dentro de si.
O fato de Don odiar festas também é uma característica marcante dessa posição. Para ele, as festas significam uma exposição que ele detesta e isto é reforçado pela posição do Sol na casa 12 que significa que a pessoa não quer exposição nenhuma e se sente muito melhor no bastidor do que na ribalta.
Também onde temos Saturno sentimos que não temos aquele tema em nós e por não tê-lo, passamos a vida a buscar aquilo que mais nos falta, logo, nos tornamos PHD naquele assunto.

Onde temos Saturno no nosso mapa astrológico está a grande missão que estamos "obrigados" a cumprir nesta vida. A casa 5 como eu disse, é a casa da expressão do sujeito e quem tem Saturno na 5 sabe mais do que ninguém o que é ter ausência de expressão e portanto é a pessoa mais capacitada para dar expressão ao outro. Esta é sua missão: dar expressão ao outro e dando expressão ao outro ele estará se expressando. No caso de Don sua função no mundo é dar expressão para o produto criado pelos outros. Novamente, vejo a perfeição na concepção do seu personagem.

Muito mais poderia ser analisado neste mapa, mas ficaria muito extenso e por isso, escolhi os pontos mais relevantes, o que não quer dizer que uma análise mais extensa não comprovaria com toda a propriedade cada faceta deste personagem.

Chego a pensar que Mathew Weiner é um grande astrólogo e primeiro criou o mapa de seu personagem para depois criá-lo. Será que foi assim?
De qualquer forma, sem dúvida Mathew é um gênio e seu personagem um dos mais fascinantes que já pude conhecer. E  Don não poderia ser melhor representado do que pelo ator Jon Hamm. Impossível imaginar um Don tão perfeito encarnado por qualquer outro autor. Portanto, palmas também para a genialidade de Jon.

5 comentários: