O Segredo da Felicidade é a Liberdade, o Segredo da Liberdade é a Coragem. Nilton Bonder

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Rose Villanova
contato: rosevillanova@gmail.com



CLICK TO TRANSLATE

2016 – Um ano de términos. Fim de um ciclo de 36 anos


Segundo a tradição astrológica, cuja origem se perde no tempo, um determinado planeta governa por um período de 36 anos. Isto significa que de 36 em 36 anos vivemos sob a dinâmica de um planeta e suas características irão imprimir seu tom por todo aquele período.

Desde 1981 estamos sob o domínio do Sol, o que significa que o espírito de brilho pessoal, egocentrismo, necessidade de marcar a individualidade no mundo têm permeado nossas consciências. Esse período tem seu término em 2016.

2016 é um ano importantíssimo, pois além de encerrar todo um ciclo planetário, pela numerologia, é um ano nove, número que também indica final de ciclo.

Todos os finais de ciclo veem acompanhados de perdas e renúncias. Nos últimos 36 anos, pudemos ver o individualismo (Sol) crescer a proporções exponenciais. Creio que nunca antes ouvimos tanto a palavra EU. Meus direitos, minhas escolhas, meus desejos, minhas necessidades...eu, eu, eu, meu, meu, meu. Tudo parece que girou em volta do indivíduo, com ou sem razão para tal. As selfies publicadas em redes sociais é o exemplo mais pronto e acabado desse símbolo do egocentrismo que nos tem permeado.

O Sol tem a ver com a criança e, por conseguinte, com a “criança interior” de cada um, que não por acaso tem sido explorada e trabalhada em uma gama de teorias do autoconhecimento. Também, nunca a criança foi tão valorizada quanto nos últimos tempos, tudo é feito por e para as crianças até o limite do mimo exagerado e a incapacidade dos pais de colocarem limites aos filhos. Dormem a hora que querem, e podem quase tudo, interferindo de maneira questionável no mundo dos pais e dos adultos ao redor.

Para que possam entender o que tem acontecido ao Zeitgeist dos últimos trinta e seis anos é interessante conhecermos os atributos do Sol, na astrologia.

Qualidades solares: vontade, decisão, propósito, intenção, criação. O modo de exprimir a energia criativa, a identidade própria, necessidade de ser reconhecido, de canalizar a sua vontade e a afirmação do Eu. O impulso de criar, de ser, de poder, de comandar, de ser consciente. É o senso de individualidade, de irradiação, é a nossa intenção.

Expressões negativas das qualidades solares: orgulho, ostentação, dominação, abuso de poder, egotismo, elogio exagerado a si mesmo, exaltação pessoal, esnobismo, presunção, ambição exagerada, prepotência, autoritarismo, orgulho.

 As expressões negativas acontecem sempre que as qualidades intrínsecas do planeta extrapolam os limites. No caso do Sol, podemos dizer que o resumo da expressão negativa solar é o que os gregos chamavam de hübris, que significa; a arrogância perante os deuses.

O Sol é o centro do nosso sistema planetário. Ele dá a vida, mas também queima e cega. Todo excesso é destrutivo. Por estarmos há trinta e seis anos “treinando” nosso Sol pessoal, estamos no auge da necessidade de sermos o centro das atenções. Viramos mesmo, criancinhas muito mimadas e tudo nos ofende e nos convida a lutar por nossos “direitos individuais”. Em 2017 chega Saturno e começa a colocar os limites e veremos um movimento radicalmente oposto às características solares; a dissolução do ego. Entraremos em um período de menos ego e mais responsabilidade. Rigor, severidade, responsabilidade, justeza, dentre outros atributos são de domínio do planeta Saturno, a obrigação de ser feliz, de ser o cara, de se destacar por qualquer coisa estará em baixa para dar lugar a mais seriedade, mais competência, e menos egolatria. Para ganhar fama e destaque muito terá que se trabalhar.
Esse tempo em que vale qualquer coisa desde que se “apareça na fita” dará lugar a mais responsabilidade e rigor nos feitos, mais seriedade e amadurecimento nos atos.

O Deus de amor e bondade, que está sempre pronto para atender o desejo dos seus filhos, dará lugar a um Deus mais exigente, que pedirá de seus filhos não mais orações arrebatadas, mas filhos mais maduros e responsáveis por seu amadurecimento espiritual. Mais trabalho e menos oba oba. O Deus que dá será substituído pelo Deus que cobra. As religiões evangélicas (as que mais vendem esse Deus que serve aos que nele creem) cairão em declínio ou, mudarão o discurso.

2016, como foi dito é um ano chave, no sentido literal da palavra: fecha e abre portas. Tanto por sua característica astrológica quanto numerológica. Será um ano em que as características solares, elencadas acima serão vividas à exaustão – é, além do mais, um ano governado pelo Sol - e, portanto, as características negativas do símbolo estarão mais exacerbadas para então sermos “castigados pelos deuses por nossa hübrys” e então nos recolhermos à nossa insignificância e pararmos com essa banalidade vaidosa e vulgar do culto à persona.

Em 2016 seremos desafiados a nos desapegarmos de tudo aquilo que na verdade não tem consistência para então vivermos o próximo período, sob Saturno. Será um ano muito duro, de muito teste aos governantes vaidosos e centralizadores. Lhes será exigido mais respeito, seriedade, responsabilidade e talvez uma volta ao conservadorismo possa acontecer. Saturno é o velho, a tradição, o passado.
A farra do vale tudo, desde que se tenha 15 minutos de fama, a partir de 2016 vai aos poucos se acabando. A tal arte contemporânea que teve sua máxima representação no círculo de “humanos” metendo o dedo no fiofó do parceiro da frente dará lugar a uma arte mais fina, mais rigorosa, mais séria e competente.

Até para mim, que escrevo esses prognósticos, me custa acreditar que esse comportamento está nos seus estertores. Me custa crer que essa egoidolatria possa se modificar, mas aguardemos... somos muito pequenos para racionalizar os desígnios dos tempos.

Claro que o ciclo solar não teve apenas as características negativas do planeta. Nos desenvolvemos como indivíduos, conquistamos muitas coisas no aspecto pessoal, aprendemos a nos valorizar mais como pessoas, independentemente da cor da pele, da raça, do sexo e do lugar pessoal na escala social. Aprendemos a cuidar mais e melhor de nós mesmos e a nos respeitar mais como indivíduos, a não engolir sapo por lebre, a nos posicionarmos mais pelo que somos e somos capazes de ser e de criar.
Porém estamos prestes a entrar na fase de menos ego e mais rigor.
Para entendermos o ciclo que iniciaremos a partir de 2017, é preciso conhecer as características de Saturno:


Qualidades saturninas: perseverança, paciência, firmeza, constância, resignação, segurança, solidão. O valor mais alto, a função social, o dever. Responsabilidade, reserva, experiência, seriedade, limitação, restrição, parcimônia, abnegação, o esforço contínuo, a construção, o envelhecimento, o esforço disciplinado, a aceitação dos deveres e das responsabilidades, a cristalização, a sabedoria e o respeito.

Expressões Negativas das qualidades saturninas: limitação, severidade, frieza, depressão, dogmatismo. Sombrio, temeroso, avaro, pessimista, cético, melancólico, exigente, indiferente, impotente, reservado, covarde, lento, pesado, restritivo.

O novo ciclo que se inicia a partir de 2017 sem dúvida nenhuma trará mais contenção, mais limitações, menos abundância, menos superficialidade e mais profundidade. Menos exuberância e mais limitações. Porém, para quem viveu à exaustão o ciclo do faço o que quero doa a quem doer, creio que teremos anos de não posso tudo o que quero, pois, minha liberdade termina onde começa a do outro. Isso é Saturno: o limite.

Que ele venha e que seja bem-vindo.

Ver também: 2017- INICIO DE UM CICLO DE 36 ANOS PARA A HUMANIDADE

se quiser saber mais sobre esse assunto ver meu artigo   PLANETA REGENTE DO ANO

gravuras por Rose Villanova

137 comentários:

  1. Divani Mogames Tercarolli10:30 PM

    Maravilha Rose! Espero sim, pelo efeito "equilibrador" de Saturno. Isso aqui, o planeta, agradece. Chega de só gozar e se divertir sem perceber que a conta um dia chega. Mais seriedade e responsabilidade. Se não houvesse limites não daríamos valor a Liberdade. Obrigada pelo texto. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando poderíamos imaginar que iríamos comemorar a chegada de um ciclo de Saturno, ein? Pois é, tudo nessa vida quando extrapola para o excesso, é maligno. bjs

      Excluir
    2. Eu amei isso Eu gostaria de saber se é possível que alguém já vivesse de acordo com Saturno até então. Pois me identifiquei muito com o que Saturno rege

      Excluir
    3. Marcia Borella, procure a temática Senex na psicologia de Carl Jung. Existem artigos que vão falar sobre essa linhagem de viver de acordo com Saturno. Na mitologia Senex é Saturno, e isso que você está falando tem a ver com arquétipos. Procure no Google sobre, e deve achar alguns artigos no instituto junguiano de ensino e pesquisa.

      Excluir
    4. Sol é planeta? 2007 somando é 9!

      Excluir
  2. Nada melhor para corrigir os excessos solares do que a pisada no freio de Saturno. Que ele venha com seus limites e suas lições de prudência!

    ResponderExcluir
  3. Gostei de seus artigos. Que venha Saturno rsrs

    ResponderExcluir
  4. eu sou gnostico(na linha dos antigos tracios), do mundo ser governado pelo mal. então não creio na evolução e no futuro, no progresso. eu nasci no ciclo sol, e tenho fortes características do sol - meu sol é leão e casa 5, meu ascendente é aries. eu sou extremamente artistico, e me visto de maneira a qual a sociedade cristã e moralista repudia, pois sou do ''rock/heavy metal''. nao creio que saturno seja realmente justo, pelo contrario, vejo saturno como alguem que impoe o senso comum, o coletivismo. foi no ultimo ciclo de saturno que houve a revolução francesa, saturno tambem é regido pelo aquario. se a banalidade era forte no ciclo do sol pela cultura do ego, será mais forte ainda em saturno, porque a cultura é sempre vulgar, e oposta a arte individual, que vem de dentro e é profunda. eu sou extremamente artistico tambem porque tenho venus em libra, jupiter em peixes e na casa 12 e netuno na casa 9(o que me faz misturar arte com uma espiritualidade gnostica). creio que saturno reprime a arte, reprime tudo que vem do individuo, pois saturno representa o senso comum, a banalidade. capricornio sendo o status quo que é extremamente vulgar, e aquario a mentalidade do revolucionario social.

    eu olho sempre para o passado. nasci no sol e sol é o que eu ja sou. nao quero mudança, nao quero evolução. por isso olho para meu ketu libra tambem. tenho 30 anos, e pretendo viver de maneira gnostica pelo menos ate os 39 se eu nao morrer ate la. portanto o que resta da minha juventude será olhar ao passado e rejeitar saturno. nao creio no progresso e na evolução. olho para o passado desse continente - o imperio inca, o seculo 19,a guerra do paraguai, solano lopez o imperio brasileiro com toda sua força militar. meu objetivo em vida nesse continente é chegar a tierra del fuego em oposição a tudo que o brasil representa. o extremo frio dos ventos antartidos contrario ao brasil que cada vez mais se torna revolucionario. eu sou como KETU mesmo. tenho uma nostalgia ao passado, a minha origem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:06 AM

      Eu eu eu eu meu Venus em librA minha origem meu eu eu eu

      Excluir
    2. Anônimo7:22 AM

      Kkkkkk

      Excluir
    3. Anônimo10:27 AM

      Eis o sol......

      Excluir
    4. Anônimo8:24 PM

      Sou capricórnio e não tô achando bonito o que se avizinha não. Só vejo por aí um discurso anti-intelectual quase vingativo e o elogio ao senso-comum mais rasteiro... Gostei sim da sua fala, porque vc falou muito do ponto de vista do eu sinto/eu sou, e não "eu sou o máximo porque sim".

      Excluir
    5. Nossa, não costumo responder a esses posts, mas o seu eu fiquei bem intrigado... Você só vem corroborrar o que o texto explica, esta egolatria do sol, e afirmando que tem apego ao passado, tem medo de mudanças (que vão ocorrer, querendo ou não), e mudanças para um sistema coletivo, você é um egoísta! E vamos lá: você gosta do passado, até se tratando de ser de uma seita mais antiga. Pressuponho que gosta de história, não?! Estudo história da música (Arte) na USP, e confesso que o seu conceito de arte como produto individual está bem erradinho viu. As primeiras manifestações artísticas da humanidade aconteceram de maneira coletiva, em rituais, no artesanato cotidiano, em culto aos deuses, etc... Ou seja, não individualmente. Não sei qual é sua produção artística, mas ela necessita de um público não? Já não é individual. Resumindo: essa sua arte que diz "olhem como eu sou diferente!" é egoísta cara, e arte como "olhem para mim" é muito baixa... A verdadeira arte é muito maior...

      Excluir
    6. Anônimo1:56 PM

      Já é uma porra de texto enorme, me vem um "centro do universo " falar mais ainda....eu eu eu ,sfd

      Excluir
    7. Anônimo3:09 PM

      Meu querido, sinto satisfação em trocar uma idéia desse nível com você!
      Estudo espiritismo, budismo e física quântica. Entendi tudo que você disse e quero te ajudar quanto o posicionamento sobre o olhar que tens sobre a vida!
      Você já detém conhecimento suficiente para saber que a vida é eterna. A experiência biológica é um passo para a evolução. É o momento em que empregnamos ao nosso ser, o máximo grau de conhecimento tanto para a moral, quanto para o espiritual! O objetivo, é uma ambição que nenhum egocentrista enquanto seja, jamais terá! Porque a vida é infinita, e lá na essência do espirito, está o verdadeiro desejo de vida: A EVOLUÇÃO.
      E evoliur também dói... É um processo!
      Você não está aqui a passeio! Você teve o privilégio de vestir o corpo biologico, para ser amor, para estudar, para desenvolver seu lado moral e seu lado intelectual. Você veio para viver qualquer experiência necessária para concluir esse objetivo!
      Alguém como você, deve saber que exitem expressões de vidas em outras dimensões e extensões do universo. E que nada acontece fora do planejado.
      Ou seja, indepente do seu orgulho por ser filho do sol, você não veio exatamente nessa época e tendo ainda o privilégio de viver essa transição, por acaso, por sorte... Tudo foi assim, porque tinha que ser! O ciclo do ego, infelizmente engoliu nossa missão! Nos cegou e ensurdeceu! Portanto, felizes daqueles que tiveram, têm e terão o privilegio de receber e aceitar informações desse tipo aqui!
      Não te agrada essa mudança, porque isso vai te tirar de uma mega zona de conforto. Onde tudo pode e ta gostoso!
      Espero, sejamos capazes nos desligar cada vez mais do ego, para enxergar que tudo que passamos e passaremos, será somente para o nosso bem! Tem gente que acha que o planeta terra é o paraíso... #SabeDeNadaInicente rsssss PORQUE O UNIVERSO É AMOR E A NOSSA EVOLUÇÃO NOS DARÁ ALGO QUE VAI ALÉM DA NOSSA ÍNFIMA PERCEPÇÃO! Namastê

      Excluir
    8. Anônimo11:56 PM

      Eu Eu Eu Eu Eu Eu e Eu...você poderia escrever só isso, entenderíamos!

      Excluir
    9. Anônimo3:23 PM

      Nós períodos mais difíceis a criatividade é estimulada, nos períodos difíceis a gente cresce e aí percebe o quanto era imaturo e fútil.Os melhores escritores, músicos e artistas viveram em períodos de provações e em países onde prevalecia um estado repressor.

      Excluir
    10. Anônimo9:58 PM

      Eu o acho um egocentrista, paranoic0, sem arte a humanidade não vive, precisa se expressar, precisa de regras, de generosidade, e você mais parece um relógio a andar ao contrário!!! e com parafusos a menos. Sendo tão jovem como pode pensar assim!!!de maneira tão centralizado em si!
      eu eu eu eu !!! e isso cara e mesmo Sol a mais Fátima Farinha

      Excluir
    11. Anônimo4:00 PM

      "Eu não quero evolução"..essa afirmação te condenou

      Excluir
  5. Anônimo12:13 AM

    que merda, que medo...

    ResponderExcluir
  6. Gostei do planeta Saturno! E equilibrado.Que venha o ano de 2017! ! Será benvinda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser equilibrado, mas pelos sinais de separatismo tá com cara de imposição do coletivo, isto é ditadura.

      Excluir
    2. Gui Rabelo6:09 PM

      Chaturno!

      Excluir
  7. O que mais me chamou a atenção no seu artigo foi vc citar as crianças! Penso exatamente assim! Que os pais "endeusam" seus filhos e eles tudo podem, não tendo controle em nada. Criança precisa de um rumo e hj isso foi totalmente esquecido. Muitos pais reclamam do "show" que a criança deu em determinado lugar, qdo só o que faltou foi limite, acho isso o fim dos tempos. Tomara que melhore. Adorei o artigo. Boa sorte em tudo. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:57 PM

      Tambem concordo Elenir.

      Excluir
    2. Anônimo3:05 AM

      Exatamente, não há mais limites...desrespeito total com as pessoas. E as crianças podendo tudo!

      Excluir
    3. Elenir tem toda a razão, Bãi existe mais limites para as crianças que, com 1 ano de idade, se não estiver com um tablet ou celular na mão, já esperneia e os pais acabam cedendo.

      Excluir
    4. Anônimo3:34 PM

      Concordo, adorei o exemplo das criancas, ate mesmo esses dias uma amiga minha que tem um filho pequeno, estava totalmente evitando de passar em um local cheio de brinquedos no shopping porque ela sabia que ele iria comecar a chorar ao passar, nao deu 2 minutos o filho percebeu o caminho e comecou a chorar. Durante o choro ela estava perplexa e dizia "ta tudo bem, voce tem razao" e depois disse ao filho "para onde voce quer ir?". Nao tenho filhos, talvez nao entenda muito do assunto mas achei que precisava por limites.

      Excluir
  8. Meu planeta dominante é o sol, meu almuten figuris tbm. Porém meu Saturno está em aquário na 8, esse Saturno me cobra mto, cobra mto o amadurecimento espiritual.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Faz total sentido!

    ResponderExcluir
  10. incrivel q para a astrologia numerologia e todas essas pseudociencias todo ano e um ano cabalistico cheio de revelaçoes e bla bla bla…. vai voce parar sua vida pra seguir essas baboseiras pra ver o que acontece…. menos mimimi mais realismo e disso que o mundo precisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e pra que entrou, leu e comentou? deixe que as pessoas que gostam comentem entre si. Mimimi de sua parte!

      Excluir
    2. Ainda bem, achei que era o único a pensar assim. Astrologia é falso, não tem a MENOR EVIDÊNCIA que comprove a sua veracidade. Existem inúmeros fatores que comprovam o quão impreciso é a astrologia. Uma pena, pois todos vocês que seguem essa pseudociência poderiam estar usando o tempo de vocês com uma ciência de verdade, como a ASTRONOMIA por exemplo. Sim, o Sol é fundamental para nós por inúmeros motivos, motivos que a Biologia, a Física, a Astronomia podem te explicar com perfeição. Não precisam ficam inventando poderes mágicos para achar a beleza do universo

      Excluir
    3. Anônimo8:46 AM

      Eu apenas gostaria de saber os fundamentos desses cálculos: pq o ciclo tem 36 anos? Pq Saturno tem essas caracteristicas? Tem uma ligação com sua estrura material, fisica? São os elementos que constituem saturno e as forças fisicas q determinam sua influência sobre nós? Alguem pode escrever um texto mais informativo sobre o assunto please?

      Excluir
    4. Parem de associar astrologia com astronomia e associem com psicologia e filosofia, por favor! Aí vocês entendem! Galera das ciências: astrologia não é ciência exata, é de humanas!

      Excluir
    5. Astrologia não é CIÊNCIA. Ponto.

      Excluir
    6. Até as ciências humanas são baseadas em dados, em fatos empíricos. Astrologia é baseado em pressupostos que a ciência já comprovou exaustivamente serem errados. Não existe 1 motivo sequer para acreditar nisso. E, se é pra associar Astrologia com Psicologia, que seja então. Estude o Efeito Forer! Essa é a palavra da psicologia sobre a astrologia...

      Excluir
    7. Anônimo4:16 PM

      Acabou de se manifestar um egocêntrico ofendido. .. gente, quantos pseudo intelectuais aqui nesta postagem. ..

      Excluir
    8. Anônimo9:40 PM

      astrologia é mais uma ferramenta new agiana para programar as massas, enquanto os astrologos dizem por exemplo, que trump é elegido devido a entrarmos em saturno , aqueles que têm os olhos abertos vêm sabem que é lá posto exatamente por isso é o encaixar de peças nas mais variadas frentes que agem em conjunto. mais uma maneira de influênciar a psique coletiva a seguir determinados paramentros, parametros esses que estam na linguagem e numerologia codificada para os mesmos fins. o controlo das massas apenas, enquanto aqueles que geram tudo isso vão manobrando a coisa como querem e como planearam. E o povo dorme nas suas ilusões e os astrologos deliciados a pensar que tudo bate tão certo com o universo. universo uma porra. o universo é bem maior que esta caixinha de ilusões que foi criada.E isto é apenas mais um artificio para seguir com um plano onde não figura o verdadeiro livre arbitrio. Gostava de saber como podem considerar andar em circulos em loop sem vontade cosmica propria de evolução? Não deixa de ser uma ciência , é uma ciência de ilusão, engano e decepção. a verdadeira astrologia está dentro, e é a abilidade de falar e comungar com as estrelas e planetas.

      Excluir
    9. Estou impressionada com as criticas dos ignorantes da matéria. Fico a pensar que direito temos de criticar sem conhecer. Quem buscou conhecer para criticar (e são inúmeros os intelectuais que o fizeram) comprovaram o valor e consistência do estudo astrológico. Para os ignorantes, como muitos que tenho lido aqui, costumo usar a seguinte frase: Vocês têm razão, a Astrologia é a maior mentira que a humanidade já inventou, pois ela perdura por 6 mil anos e é comprovada pelos cérebros mais brilhantes que se interessaram em estudá-la. Fiquem com suas ignorâncias e parem de ler textos de uma matéria que desprezam sem ao menos se darem ao trabalho de conhecer.

      Excluir
    10. Gustavo5:18 AM

      Ease pessoal doutrinado pela majestosa ciencia logica-empirica. Desconhecem totalmente o escopo de outras areas do Conhecimento humano, se disserem pra eles de onde veio o tal metodo cientifico e capaz de nem saberem responder kkkkk.

      Excluir
    11. Rose Villanova2:39 PM

      E você parou sua vida para ler esse texto por que? Não perca seu tempo com "pseudo ciências". Aliás, se for para perder seu tempo, perca-o se informando sobre o que critica.

      Excluir
    12. Anônimo12:22 PM

      Eu não sei o que leva uma pessoa que não acredita em astrologia, entrar aqui no blogue, ler esse artigo enorme, só pra ficar falando merda! Vai caçar o que fazer! Você não é obrigado a acreditar e nem outros o obrigados a ficar aguentando seu ceticismo! Vai procurar um blogue de astronomia, astrofísica, ciências espaciais... Povo chato! Vai perder tempo com outra coisa ao invés de ficar falando o que é certo ou errado conforme a SUA opinião!

      Excluir
  11. Excelente! Sim, que venham os novos tempos, se faz necessário uma mudança total, inclusive de valores e princípios...precisamos de humanização, sensibilidade, empatia...2017 será o início de novos bons tempos e até arrisco dizer que teremos a volta dos bons tempos passados, aqueles que aconteciam a mais de 36 anos atrás...BONS E VELHOS TEMPOS!

    ResponderExcluir
  12. Excelente! Sim, que venham os novos tempos, se faz necessário uma mudança total, inclusive de valores e princípios...precisamos de humanização, sensibilidade, empatia...2017 será o início de novos bons tempos e até arrisco dizer que teremos a volta dos bons tempos passados, aqueles que aconteciam a mais de 36 anos atrás...BONS E VELHOS TEMPOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk desde quando Saturno significa humanização, sensibilidade, empatia?? Não estão entendendo nada! Saturno é autoritário, insensível, cobrador, não se diverte, é melancólico, disciplinado, frio, seco, representa os ossos, o cinza, o escuro, a restrição, a castração, a tradição. Rege a avareza, a contenção, a ganância, a destruição das ilusões.

      Excluir
    2. Aliás, se Saturno pudesse ser uma pessoa ele seria um velho ranzinza, chato, autoritário, avarento, magrelo (ossudo), que quer tudo do jeito antigo, melancólico, vestido com roupa cheirando a naftalina, contando moedinhas, avesso às crianças e teria uma bengala pra bater na cabeça dos outros que incomodassem... Por outro lado teria disciplina, regras, não gastaria dinheiro à toa, seria trabalhador, workaholic, saberia o valor do trabalho bem feito...

      Excluir
    3. Anônimo3:00 AM

      Tudo depende exatamente da forma como "VOCÊ VÊ", uma questão de ponto de vista. Aliás é fácil rir dos outros, mas por acaso não se viu em sua descrição...pois é exatamente o que parece, só faltou JULGADOR.

      Excluir
    4. Anônimo3:12 AM

      Saturno, questões relativas às estruturas, hierarquias, responsabilidade, seriedade, perseverança, concentração, esforço, estratégia, estruturação, competência, busca da estabilidade, durabilidade, compromisso, respeito às leis, estabelecimento de limites!

      Não se impõe interpretação própria/opinião.

      Excluir
    5. Anônimo7:09 PM

      Excelente texto. Muito obrigada e parabéns!
      Muito boa essa observação do(a) colega(a) que postou às 3:12 AM.

      Excluir
  13. Adorei o artigo e as gravuras!
    Caramba... 36 anos de Saturno... Que Deus nos abençõe!
    <3

    ResponderExcluir
  14. Ainda estou confusa com essa conta. Se começou em 1981, agora em 2016 tem 35 anos e não 36. O ciclo só termina no final de 2017!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava pensando exatamente isso ...até pq sou do ano de 81 e qnd comecei a ler pensei que o inicio seria 80 mas aí vi 81 mas me lembrei que ainda não fiz 36 urffa...outra o ciclo de saturno é 36 ou o do sol? Quem mais demora para dar a volta é olutao nao seria ele a terminar um ciclo?

      Excluir
  15. Anônimo6:07 PM

    Nossa;eu ja estou vivendo as influências de Saturno,e na boa,não aproveitei essa onda Solar não,não me vi nessas condições descrita acima.

    ResponderExcluir
  16. Minha liberdade termina onde começa a do outro, mais trabalho e menos oba oba ....

    ResponderExcluir
  17. Que horror! 36 anos atras viviamos uma ditadura cruel e sadica! Reflexos que a impunidade levou a essa sociedade voltada ao dinheiro e individualidade. Meu pai é muito egocentrico e controlador, chega a ser sadico! Foi horrivel crescer na minha familia, pois sou um espirito aprisionado... ou melhor eu fui... pois tenho buscado minha espiritualidade nesse sentido de Saturno, de pessoas ruins arcarem com as consequencias de suas ambiçoes e controle.
    Que venha 2017! O tempo dos justos!
    Mais amor às nossas crianças, menos estupros, violencia e autoritarismo. Chegou a hora de ENTENDEREM de uma vez por todas que o seu limite esbarra no direito à vida de todos, pois somos apenas uma raça, a Humana.
    Mais amor aos seus filhos e projetos, vamos nos elevar em serviço do outro e menos no proprio egocentrismo, e mais na criaçao. Eu vejo que apenas os que querem de verdade vao conseguir. A arte nao sera extinta, mas melhor selecionada.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho 36 anos e achei um pouco rasa a explicaçao e os exemplos. Na minha infancia e adolescencia nao tinha esse egocentrismo e eu nao podia fazer tudo que queria pq meus pais nao deixavam! O Sol é uma estrela e nao um planeta e as selfies começaram ha uns 3 anos?! Minhas fotos analogicas sempre eram em turmas... Nao vi logica nisso e pq ha cada 36 anos?! Pq a tradiçao astrologica se perde no tempo?! Oi?!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo12:10 AM

    Putz, eu queria era passar 36 anos dentro do ciclo de Vênus, Love, Love, Love....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:41 PM

      E quem não queria...

      Excluir
    2. Anônimo10:00 PM

      não, obrg! amor excessivo parece assustador.

      Excluir
  20. Falta leitura e mais informação p esse povo. Mais viagens. Durante séculos a astrologia foi muito importante p a humanidade e continua.
    Mas a tecnologia venceu essa ciência.
    Mas o céu continua o mesmo. Os astros tbem.
    "ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU"
    Td o que acontece conosco tem a influência dos astros.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom! Ouvi algum papo que toda essa tragédia de 2016 ainda não mudará em 2017. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  22. Aff, e essas são as qualidades POSiTIVAS???

    ResponderExcluir
  23. Rose busquei outros textos de clico planetário e o seu é o melhor. Faça uma fanpage no facebook! Melhores esse blog! Fará sucesso! Quero acompanhá-la!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia. Como são determinadas as características de cada planeta?

    ResponderExcluir
  25. Anônimo12:21 PM

    Seja o sol, saturno, lua, as estrelas............ quem determina meu destino é a minha vontade, fortalecida pela fé, de que existe um Supremo acima, que está no comando de tudo ! Sou ariana. Não é meu signo que determina minha vida, posso mudá-la e direcioná-la onde a minha conciência diz que devo ir ou fazer. Tudo bem, que os planetas possam exercer alguma influência em tudo o que exite , uma vez que, somos energias que se interligam. Tudo depende da forma como direcionamos e temos nossos pensamentos. E vamos aguardar. Só espero que o mundo melhore, diante de tanta tragédias que a humanidade vive, uma mudança, será muito bem vinda.

    ResponderExcluir
  26. Há controvérsias!!!
    Desde quando o sol é um planeta?
    Acabei de consultar e ele continua sendo uma estrela de primeira grandeza...uffa ainda bem!
    E se o proximo é saturno, não seria mais evidente que estivessemos sob efeito de um planeta mais próximo como Júpiter ou urano?
    Ta difícil de convencer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para te consertar, o Sol é uma estrela de quinta grandeza. Abs

      Excluir
  27. Que venha Saturno!!!

    ResponderExcluir
  28. Para a astrologia se "considera" o Sol como um planeta,nao e que ele o seja!

    ResponderExcluir
  29. Anônimo4:57 PM

    alguem sabe me responder qual foi o planeta regente antes de 1981?

    ResponderExcluir
  30. Anônimo5:22 PM

    leia o LIVRO UNIVERSO EM DESENCANTO HAHAHAHAHAHAAHA

    ResponderExcluir
  31. Anônimo5:24 PM

    FORAM DESCOBERTOS MAIS UMA INFINIDADE DE PLANETAS, É SERIO QUE ESSA ASTROLOGIA SÓ GIRA NESSES MAIS PROXIMOS DA TERRA E QUE FICARAM PARADOS NO TEMPO, NÃO EVOLUÍRAM PARA OS NOVOS PLANETAS? QUE SÃO SÃO NOVOS PARA O UNIVERSO E SIM NOVOS PARA OS LEIGOS HUMANOS.

    ResponderExcluir
  32. Se os periodos são regidos por um planeta, então não pode ter sido regido pelo sol. O sol é uma estrela e não planeta!

    ResponderExcluir
  33. Gostei do texto porém perdeu muita credibilidade ao se referir ao sol como um planeta. O sol é uma estrela e isso é básico !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8:56 AM

      Basico é compreender que Sol e Lua são planetas na Astrologia pois a palavra "planeta" vem do grego e significa "viajante". Por isso quando observavam o ceu foi dado o nome de planetas a todos os pontos que os antigos viam "passando" pelo céu. Entendam que Astrologia não é Astronomia.

      Excluir
  34. Anônimo12:49 AM

    Fico um pouco assustada,pois estou vivendo meu ano Pessoal nove também...

    ResponderExcluir
  35. Gustavo5:10 AM

    A ciência moderna e o método cientifico vieram da filosofia. Em ultima analise esse pessoal que idolatra o dogma cientifico e a ciência ocidental, empirismo e etc, não passa de uns dogmáticos. Estudei filosofia e apesar de gostar da ciência moderna como explicação empírica e pratica, ela tem falhas, visto que se tem em vista propósitos diferentes da astrologia. Astrologia (que pra mim eh uma área interessante do conhecimento humano) não tenta explicar como os corpos celestes se movimentam no céu ou qual são a sua composição como na astronomia, mas eh uma ciencia e uma filosofia antiga que vem desde a antiguidade, e que tem como base a relação entre o cosmos(macro) e o mundo e a constituicao humana(micro). Do mais achei o artigo interessante e tb nao to aqui pra ficar dando aula pra ninguem, se quiser vao pesquisar. Pois a Astrologia tem mais de 4.000 de historia nao so no ocidente mas tambem no oriente e estudiosos do assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua resposta, Gustavo. Tenho a acrescentar que a Astronomia moderna, só faz comprovar o que os antigos astrólogos diziam dos planetas. É uma delícia ver o que os astronomos com tanta tecnologia descobrem o que já se sabia há 6 mil anos atrás. Por exemplo: descobriu-se que os anéis de Saturno são compostos de gêlo e os astrólogos antigos sempre o associaram ao frio, à contenção, às privações e mais, os antigos o associavam aos limites e isso sem ao menos saberem que Saturno é o único planeta que possui anéis à sua volta, dando-nos a clara percepção de limitação. Abraços

      Excluir
  36. Anônimo2:43 PM

    Boa tarde,
    Esse ciclo é uma tradição astrológica? qual? que astrólogo antigo falava sobre isso? tem a fonte?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:55 PM

      ainda estou aguardando a fonte!
      obrigado!

      Excluir
    2. Um dos astrólogos que fala sobre isso é Ali Aben Ragel, astrólogo árabe, traduzido para o espanhol por um coletivo de tradutores da corte do rei Alfonso X "El Sagio" (o sábio) e agora, recentemente, perto de 1990 novamente um grupo de tradutores da Esculea de Serventa atualizou a linguagem do tradução antiga. Eu ia colocar datas e mais referências mas estou sem tempo para ocupada para pegar os livros e ver. Veja se consegue na internet. Outra fonte, mais acessivel é um livro da Pensamento de "Lorenz", também não lembro o título, pois o livro não está comigo.

      Excluir
    3. Encontrei um livro do Lorenz na Estante virtual: Segue o link - https://www.estantevirtual.com.br/sebolinhapaulista/Francisco-Valdomiro-Lorenz-A-Sorte-Revelada-pelo-Horscopo-Kabbalistico-116137405
      Esse livro está fora de catálogo, pois é bastante antigo

      Excluir
    4. Anônimo11:42 AM

      hm... qual livro e capitulo do Ali Ben Ragel?
      essa escola de tradutores infelizmente traduziu muitas coisas erradas...

      Excluir
    5. Anônimo11:48 AM

      estranho, porque na Espanha onde houve a primeira tradução de Ragel não se fala sobre isso...

      Excluir
    6. Sr. Anonimo, o sr. poderia se identificar para continuarmos nossa conversa? Obrigada

      Excluir
    7. E aí, Sr. Anônimo? Desistiu da conversa? Só porque eu pedi que se identificasse? Estava tão interessado na discussão e de repente deixou de se interessar? Acho que isso tem um nome. Penso até que te conheço. Não faz mais isso não que é feio. Abçs

      Excluir
    8. Anônimo9:01 AM

      Quem realmente estuda ou faz parte de escolas iniciáticas sabe sobre o Ciclo de 36. O povo crítica mas não se dá ao trabalho de pesquisar. E olha que hoje em dia nem precisa ir para uma biblioteca.

      Excluir
  37. Parabéns por seu Texto!!! Fantástico!!

    ResponderExcluir
  38. Minha questão é: Quem já passou por tudo isso de forma jamais vista em 2016, vai ter que passar por uma carga ainda mais pesada em 2017?

    ResponderExcluir
  39. Gra, tudo depende do seu mapa astral, como um todo. Pode ser que vc tenha vivido aspectos tensos durante o ano de 2016 que em 2017 já tenham se desfeito. Não fique preocupada, o medo é sempre o pior conselheiro. Tudo o que nos acontece são aprendizados e crescimento e sempre depois da tempestade bem a bonança. Abçs

    ResponderExcluir
  40. Acredito que será necessário alguns anos para que as pessoas internalizem essa mudança, e será um período muito, muito difícil, com grande revolta devido à perda do direito adquirido. Ainda assim penso ser uma mudança boa, pois se tem uma coisa que as pessoas estão precisando é de limite. Espero que as pessoas vençam mediante seus esforços, longe de uma terra de favorecimentos e cartas marcadas.

    ResponderExcluir
  41. Interessante sua leitura e um pouco assustador o prognóstico de Saturno. Entretanto, peço encarecidamente, e talvez até para que sua analise continue sendo pertinente, que limite-se a analisar o que lhe compete. A despeito do que a senhora arrogantemente chama de "tal arte contemporânea" faz parte de uma complexidade epistemológica e historiográfica que você visivelmemte não compreende. De maneira alguma estou discutindo a pertinência ou não do trabalho supra mencionado, mas perguntando se cabe ser discutido com tamanha superficialidade em um texto sobre astrologia. Da mesma forma que eu, como artista e doutorando em arte contemporânea pela Universidade de Coimbra, não me dou a discutir os meandros da astrologia, pois não é meu campo de conhecimento, acredito que seria pertinente evitar lançar opiniões sobre aquilo que não faz parte do seu escopo de conhecimento. Como na astrologia, nas artes há muita gente empenhada em discutir cada um desses meandros com responsabilidade e afinco. Cada um na humildade de seus campos discutindo o que lhes cabe de conhecimento e todos cresceremos com reflexões mais consistentes e responsáveis em todas as áreas.

    Agradeço pelo texto, mas peço que atente à responsabilidade do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, agradeço por seus comentários. Eu também sou artista plástica. Creio que se formos impedidos de comentar a arte por eventualmente não a entendermos estão ela não pode ser chamada de arte. O artista, quando se manifesta coloca seu trabalho para o mundo e por ele será avaliado. Se for preciso cursar uma academia para julgá-lo perderá o seu sentido. A arte provoca no observador aquilo que ele tem em seu interior: beleza, amor, ódio, repulsa, encantamento e, enfim, um sentimento específico. Se a arte contemporânea tem no sua manifestação sobretudo a intenção de provar, não vejo porque sua indignação pela manifestação do que essa performance provocou em mim.

      Excluir
  42. Entra Saturno e nos lidera pra uma conjunção planetária histórica em 2020.

    ResponderExcluir
  43. Cheio de juízo de valor esse texto, dizendo o que certo ou errado

    ResponderExcluir
  44. Anônimo11:51 AM

    Boa dia! Gostei do seu post.
    Seria possível escrever um post sobre como é a influência de cada planeta nesses ciclos? Ou já existe?

    ResponderExcluir
  45. Anônimo2:28 PM

    Rose Villanova... Não vou "falar muito"... Só vou dizer gostei muito do texto e que pretendo ler tudo do seu blog. ( Um dia eu leio tudo ).Parabenizo desde já a sua dedicação ( porque sem dedicação você não conseguiria adquirir/desenvolver todo esse conhecimento sobre a astrologia)... Eu, sou muito apaixonadx por astrologia e estudo há apenas 1 ano. Parabéns pela postagem, pelo texto e pela paciência com alguns comentários. Voltarei e me identificarei depois. Um abraço libriano. ^^

    ResponderExcluir
  46. Obrigado pelo esclarecimento, todo ano 9 para mim é difícil, até porque eu nasci em 09/09. Então 2016 para mim é o próprio 9!

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Amiga, que venha Saturno o quanto antes! Porque ninguém aguenta mais tanto ego, tanto desmando, tanta roubalheira, tanto "faço o que é bom pra mim e o resto que se dane!" Pois não vejo a hora de Saturno entrar nessa dança, trazendo circunspecção e responsabilidade. Beijo no seu coração, excelente texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6:56 PM

      Enfim Saturno. Já estava cansada de tanto egocentrismo e egoism. Já percebo alguns movimentos de maior responsabilidade social, economia colaborativa (e tinha percebido isso antes de saber da vinda de Saturno..... interessante como as coisa se encaixam)

      Excluir
  49. Adivinhem quantos anos de vida tem o pt!? KKKKKKKKKKKKKKKKK....
    QUE VENHA SATURNO E COM ELE AS FFAA!

    ResponderExcluir
  50. PERFEITA COLOCAÇÃO ATÉ FIZ COMO VISUALIZAÇÃO DO ANO 1981 ATÉ OS DIAS DE HOJE E SENTI OS MÉRITOS E DEMÉRITOS CONTINUEM E ARTE E ESTUDOS GRATA POR TER ACESSO

    ResponderExcluir
  51. Esta conta está errada! 36 anos se farão ao final do ano que vem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os anos dos ciclos são contados também à partir do primeiro ano que ele acontece, assim como os séculos. Se a conta fosse como você fez estaríamos no seculo XX e não no XXI. Os primeiros cem anos da nossa era (a era cristã) foram contados como sec I e não como sec 0. Abçs

      Excluir
  52. Anônimo1:00 AM

    Esse ciclo tem alguma relação com o denominado 'Retorno de Saturno'? Isso por que o Retorno de Saturno de dá quando o Sol se alinha com nosso antecedente e provoca inúmeras transformações de vida. Acredito muito estar vivendo essa fase com meus 32 anos. Nasci no dia 11 de março de 1984, signo de peixes. Como faço para saber meu ascendente? Agradeço a colaboração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, esse ciclo tem a ver com outras referências da astrologia arcaica que considera outras variáves, muito complexas para explicar aqui. O retorno de Saturno acontece entre os 29 e 30 anos de idade. É uma fase de mudanças, realmente. O que está acontecendo agora, você que é do dia 11 de março é que Saturno está fazendo quadratura ao seu Sol natal e você deve estar passado por algumas dificuldades sim. Saturno frustra nossos planos e as vezes até nos põe doentes, a função de Saturno é sempre o amadurecimento. Talvez seus planos ainda precisem de algumas ponderações ou amadurecimentos ou ainda, de mais estudo, mais aperfeiçoamento, algo assim. O seu ascendente é calculado à partir da hora em que você nasceu. Abçs

      Excluir
    2. Anônimo9:43 PM

      Olá, Rose.
      Obrigada pela contribuição. Vejo que tens propriedade no assunto, então, aproveitando seus conhecimentos, gostaria de saber, também, se vc se refere ao meu "Sol Natal", pois nasci no ciclo do Sol? Como posso saber qual é meu Sol? Meu nascimento se deu num domingo as 8:33h. Como posso fazer esse cálculo? Agradeço muito! Abraço!

      Excluir
    3. Veja, o Sol natal é o signo onde está o Sol no momento do nosso nascimento. Quando dizemos: "meu signo é Áries, meu signo é Touro, etc. estamos dizendo que o nosso signo Solar é Áries, Touro, etc. Em outros termos, quando o Sol está transitando nos signos do zodíaco é que o indentificamos na roda do ano. O ano astrológico se inicia no equinócio do outono (hemisfério Sul) ou primavera (hem. Norte) quando o Sol entra no grau zero do signo de Áries (entre os dias 21 e 22 de março). O Sol costuma ter uma velocidade de 58' a 1º01' a cada 24 hs, aproximadamente. Se o signo tem cada um 30 graus, isso quer dizer que o Sol permanece em um signo aproximadamente 1 mês. Portanto o Sol muda de signo após 1 mês. Não sei se deu pra entender. Abçs

      Excluir
  53. GM-
    Meus amigos comentários interessantes: quanto ao meu, vos digo estamos todos errados
    porque o que hoje defendemos amanha constamos que estávamos errados; não adianto mais,mas aconselho a lerem um pequeno livro -A ciência Sagrada - escrito por um grande Avatar Sri Yukteswarji que por sua vez também descodificou a bíblia e a entregou no Vaticano. Explica muito bem os ciclos (civilizações)pelos quais a Terra passou e vai passar assim como as durações dos mesmos.Para os interessados em Portugal é difícil serem encontrados estes livros tentem a Dina Livro, no brasil sim Editora Maytreia? Ou então pela Editora responsável (SELF) Self Realisation Fellowship vejam na(net) peçam escrito em português Obrigado

    ResponderExcluir
  54. Anônimo3:54 PM

    Olá Rose! Grata pelo post, muito esclarecedor.
    Saturno tem uma importância muito grande para mim, além do mais, no final de 2017 vivenciarei o primeiro Retorno. Provavelmente, ele questionará: "O que é importante pra você?"




    ResponderExcluir
  55. Abençoado seja Saturrno se vem para pôr ordem... quando se diz Eu posso; eu posso quando o que eu posso não interfere com o eu posso dos outros, porque não há outros , somos todos UM!!...

    ResponderExcluir
  56. Qual foi o último período governado por saturno?

    ResponderExcluir
  57. Ótima pergunta, Renan. Saturno governou o período de 1765 a 1800. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numa rápida pesquisa esse período foi de grandes revoluções internas, como a norte-americana e a francesa (ascensão de Napoleão ao poder). No Haiti tb houveram levantes internos; ciência, filosofia e tecnologia tb foram protagonistas nessa época.
      Aqui no Brasil tivemos a inconfidência mineira e a conjuração baiana, movimentos políticos e sociais históricos e o início da crise do sistema colonial.

      Excluir
    2. Sim, foi uma época de muitas revoluções, e valorização da ciência que começou a tomar o lugar da igreja no sentido mais "místico" que era o da salvação. Essa é uma longa discussão. Também estou em fase de pesquisa histórica desse momento para entender omo Saturno poderá nos atingir nos próximos 36 anos. Uma coisa é certa: nada sob o céu é bom ou ruim, tudo tem seu ônus e bônus. Por isso é preciso mesmo muita pesquisa. Um abraço

      Excluir
  58. Então vou depositar toda a minha esperança de mudança em saturno , e confiar bastante para ser melhor.

    ResponderExcluir
  59. Gui Rabelo6:07 PM

    Chaturno!

    ResponderExcluir
  60. Anônimo2:41 PM

    misteriosa essa mais livre associação de ''aspectos de saturno'' em 2016, me pergunto de onde vem isso que em tempos em tempos é o avanço do conservadorismo, pois me custa muito acreditar que a gravitação dos satélites em volta do planeta terra tenha algo a ver com isso... parece, antes, ter a ver um conjunto de pessoas que se fortalece econômica e politicamente através de ideologias, ANTES FOMENTADAS POR DOIDÕES COMO JESUS CRISTO E SEUS SEGUIDORES E HOJE PELA MÍDIA COMANDADA POR FAMÍLIAS E GRUPOS ECONÔMICOS (TELEVISIVA, INTERNET, BLOGS COMO ESSE). Sendo nosso país um centro de analfabetismo, situação triste essa, parece ser a internet (o meio que as pessoas jovens mais dedicam seu tempo diário) o principal meio que os fanáticos e corruptos ''divulgam o futuro'', para alienar as pessoas e naturalizar uma posição que não passa de histórica, que para se realizar precisa antes ser vivida, e para ser vivida precisa de pessoas que comprem a ideia, e nisso não há mistério. Mas e o futuro? Esse é ''misterioso'' você diz, e o homem em sua pequenez não pode prever, mas isso é só verniz, só quando o outro prevê, e ai em blogs como esse vemos o mistério passar longe, pois o sol determina a parada toda. Desculpem, para mim ofende ao intelecto pensar assim, na verdade não é nem pensar. Deveríamos sim é levar em conta a complexidade da discussão, para não ficar ai falando bobagem e reforçando superstições em um pais que já é um dos piores em pensamento e realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:11 AM

      Querido quando somos ignorantes sobre um assunto temos certezas absolutas da verdade. Quando estudamos sabemos que somos eternos aprendizes. Se você está tão preocupado com o status economico/social do Brasil gostaria de lhe informar que não será vomitando sua insatisfacao e superficialidade em um blog de Astrologia que VOCÊ vai mudar alguma coisa. Se quer desabafar procure um amigo que sintonize com suas idéias.

      Excluir
  61. Anônimo12:14 PM

    Eu não sei o que leva uma pessoa que não acredita em astrologia, entrar aqui no blogue, ler esse artigo enorme, só pra ficar falando merda! Vai caçar o que fazer! Você não é obrigado a acreditar e nem outros o obrigados a ficar aguentando seu ceticismo! Vai procurar um blogue de astronomia, astrofísica, ciências espaciais... Povo chato!

    ResponderExcluir
  62. Geraldo4:19 PM

    Gostei muito do que você escreveu sobre este ciclo de Saturno, só quero ver o que vai acontecer na minha vida, Tenho ascendente em Capricórnio e este ano estará na minha casa 11. Já comecei a fazer uma limpeza nas pessoas que não me acrescentam. Mas este novo tempo talvez faça muito bem para a "Lava-jato" e seus responsáveis. Quem sabe consigam limpar a política e tenhamos um país melhor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  63. Grata por tanto trabalho para esclarecer os seus leitores.
    EU acredito em Saturno. E creio que ele vem dar maior responsabilidade a todos quantos viveram agarrados ao seu "EU" magestoso, sem respeitar ooutro, dentro do seu ourgulho desmedido. Gostei do que nos revelor. Grata por tudo.

    ResponderExcluir
  64. Anônimo8:33 PM

    Consegui ler atentamente todos os comentários,na minha opinião, as pessoas deveriam primeiramente agradecer a dádiva de ter tido a oportunidade de ter sido abençoado com uma reencarnação, .Juros não conseguem, se estamos aqui existe um propósito, e a energia dá terra está sendo gerada por emanações que cada um produz, tomemos cuidado com a energia que geramos pois todos sentirão, faça p seu próximo o que quer p ti

    ResponderExcluir
  65. Anônimo11:26 AM

    Gente, sou leigo nisso... Então o que vocês acham sobre começar um namoro justamente no ano de términos, e começar um namoro justamente pensando, em ser algo que deve durar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquilo, Anonimo, não tem nada a ver com a vida pessoal e sim política, climática e mundial. O pessoal teria a ver com o seu mapa pessoal. Boa sorte!

      Excluir
  66. Anônimo10:57 PM

    amigos gostaria de saber qual era solar estavamos em 1978, quando nasci. Não consegui descobrir.

    ResponderExcluir