O Segredo da Felicidade é a Liberdade, o Segredo da Liberdade é a Coragem. Nilton Bonder

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Rose Villanova
contato: rosevillanova@gmail.com



CLICK TO TRANSLATE

2017- INICIO DE UM CICLO DE 36 ANOS PARA A HUMANIDADE


A vida acontece em ciclos; dia/noite/dia; primavera/verão/outono/inverno/primavera; lua nova/crescente/cheia/minguante/nova.... Tudo na vida tem um começo meio e fim para novamente começar.

Para a Astrologia o mundo é governado, de 36 em 36 anos, por um planeta (Sol e Lua inclusos). 

De 1981 a 2016 estivemos sob o domínio do Sol, agora, em 2017 entraremos em um ciclo regido por Saturno.

Recapitulando um pouquinho, nesse período do Sol, sem sombra de dúvidas vivemos tempos de centralidade e individualidade, foram tempos em que terapias de autoconhecimento explodiram em número e procura. O Sol tem a ver com a criança e as terapias de apelo ao resgate da nossa criança interior foram bastante valorizadas. Se quiser saber mais sobre esse período, recomendo a leitura do artigo:  2016 - UM ANO DE TÉRMINOS

Em termos mais políticos e sociais, o Sol significa os líderes e os governantes e creio que a morte de Fidel Castro no último ano do ciclo do Sol é bastante simbólica no que diz respeito ao culto a um governante. Nessa esteira, podemos dizer que nesse período muitos líderes carismáticos e populistas tiveram seu apogeu o que, agora, com o fim do ciclo do Sol, podemos também assistir às suas quedas.

 O culto narcísico à pessoa irá aos poucos dando lugar a uma mentalidade de mais reserva, responsabilidade pelos atos praticados e maior autocrítica. O Sol, como centro do sistema representa mais exposição, porém sem tanto critério. É mais o aparecer pelo aparecer e não necessariamente por qualidades excepcionais. Não estou com isso querendo dizer que todas as pessoas que brilharam nesse período são inconsistentes e de pouco valor moral, intelectual e artístico, mas que muito joio veio junto com o trigo isso é indiscutível. São aquelas pessoas que têm fama rapidamente, mas também caem no esquecimento em pouco tempo. Podemos dizer que foi um período onde os falsos valores obtiveram seu lugar na ribalta e por isso pouco tempo duraram. Os tais quinze minutos de fama.

O último período de Saturno, vivido pela humanidade aconteceu entre de 1765 a 1800; época marcada pelo surgimento de grandes pensadores, reconhecimento da ciência e também por muitas revoluções e revoltas populares contra o sistema de governo de seus países. Sim, Saturno significa as estruturas estabelecidas e sólidas e por isso, os sistemas de governo. Já estamos percebendo isso acontecer pois sempre um ciclo que está por vir já mostra seus sinais no final do ciclo anterior.

Portanto, podemos esperar nesse período muitos questionamentos sobre os sistemas de governo e de mando. Estruturas serão questionadas. Inventaremos um novo modelo de governança, que substitua os atuais? Não é nada difícil de que isso aconteça.

No ciclo que se inicia a humanidade perceberá que a busca da felicidade através da realização do ego e seus desejos infantis - vivida nos 36 anos sob o domínio do Sol - não nos fez mais felizes  (talvez até nos tenha tornado mais infelizes). Assim, em oposição ao excesso, buscaremos a contenção, a obediência a uma sabedoria superior, mais sublime, mais espirital, que possa nos trazer mais maturidade e responsabilidade coletiva.

Austeridade, compromisso, responsabilidade, obediência às regras, limites, frugalidade, renúncia e seriedade são as prerrogativas de Saturno.

No período do Sol a criança teve seu auge de valorização, agora serão os velhos que serão mais valorizados, não apenas os velhos humanos, mas também os velhos costumes, conceitos e a sabedoria antiga. Sim, o sentimento de que aquilo que é moderno (o que vem depois) é sempre melhor do que o que passou tende a ser questionado e, provavelmente, nos voltemos para o passado e para aquilo que deu certo para ser retomado, ou errado, para não se repetir o erro.

Nós que estamos acostumados a maior liberdade de autoafirmação poderemos ficar apavorados com aquilo que está por vir mas, verdadeiramente, não é o caso. Na roda da vida o excesso sempre vem sucedido pela contenção eliminando aquilo que foi prejudicial. “A quantidade estraga a qualidade.”

Mas, afinal, como será 2017? Aí depende. Para aqueles que esperam mais responsabilidade, mais amadurecimento da humanidade, menos individualismo e mais austeridade será um bom ano. Para os mais, digamos, mimados pela sorte, pode ser um ano não tão bom pois muita maturidade lhes será exigida.

Dentro do período de trinta e seis anos, cada ano é sub-regido por um planeta específico, no caso de 2017, início de ciclo, o ano será sub-regido também por Saturno, portanto um ano bastante saturnino, de muita austeridade e até de punição dos excessos e de regras enérgicas de contenção de desmandos.

Na tabela abaixo, o período de Saturno e os anos sub-regidos pelos planetas (Sol e Lua inclusos)


Caso você se interesse em pesquisar, historicamente, outros ciclos planetários, no artigo Planeta Regente do Ano  você encontrará as tabelas de todos os ciclos planetários desde 1765 até 2052

mandala - desenho de Rose Villanova

59 comentários:

  1. Nossa, achei o máximo esse teu artigo, Rose! Não vejo a hora de Saturno chegar e botar ordem, limite, contenção, severidade, austeridade e todas as demais qualidades que costuma trazer consigo. O Brasil, especialmente, está precisando DEMAIS de tudo isso! Sobretudo que nos traga políticos sérios, que pensem no coletivo e não apenas em encher seu bolso e o dos amigos... Todos esses prenúncios têm muito a cara de um "Direita, volver!", extremamente bem vindo não só por aqui, mas no mundo todo! Que a tradição seja resgatada, com seus valores que foram constantemente vilipendiados pelo ciclo que agora se encerra. Sejam muito bem vindos, Saturno e 2017!!!






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:36 PM

      Pelamordedeus, Maria Lucia Lopes. "Direita, volver" extremamente bem-vindo onde? Credo! Leia de novo o texto, no último período de Saturno ocorreu a Revolução Francesa, quando a Direita foi derrotada, quando o último rei foi enforcado nas tripas do último padre.

      Excluir
    2. Anônimo4:39 PM

      2017 é só começo da Revolução!! Viva Fidel! Viva Chê! #LeiaMarx

      Excluir
    3. Porque "anônimo"? Fidel morreu, Che também (assassinos), mostra a cara, não tenha vergonha, vc vive num regime democrático ao contrário das teses que vc demonstra adorar...

      Excluir
    4. Anônimo1:17 PM

      Bem colocado.

      Excluir
    5. Sim! Vimos que a esquerda se tornou a nova ditadura. Tudo o que eles pregaram contra, na prática fizeram um trabalho bem ruim!
      A esquerda já era! Mas não acredito na volta da Direita radical, algo novo está por nascer. Mais do que necessário!

      Excluir
    6. Anônimo6:29 PM

      NÃO VOU LER MAX, A DIREITA TEM QUE VOLTAR AO PODER SIM...

      Excluir
    7. Anônimo11:18 PM

      Anônimo das 4:36, você precisa estudar história. Em 1787 nasceu a Constituição Americana, berço das ideias de liberdade até hoje. A Revolução Francesa, de 1789, extremamente importante para o fim do absolutismo, e absolutismo nada tem a ver com ideias de direita (pelo contrário, a concentração do poder nas mãos de poucos iluminados é a praxis da esquerda mundial). Estude sobre a primeira dimensão dos direitos humanos, de onde vieram, os quais, aliás, permitiram o surgimento de todas as outras. Sugiro que liberte-se das ideias empoeiradas dos marxistas do MEC e comece por Thomas Sowell, depois leia Roger Scruton, Ortega Y Gasset... Seu pensamento é típico de quem acha que "senso crítico" é o que encontrou nos livros do Mario Schmidtt, historiador de extrema-esquerda responsável por milhares de livros vendidos no Brasil.

      Excluir
    8. Tenho certeza que quem fala acima de Revolução Francesa,não é professor de História. Como professor, preciso falar a verdade e não confundir para o que quero que acreditem.
      Tenho visto muita gente comparar absurdamente a Revolução Francesa com qualquer dessas revoltinhas sem muito propósito dos dias atuais. É tipo comparar Jesus Cristo com Mané Buchudo mas, vamos ao básico sobre esse evento. A Revolução Francesa, assim como qualquer outro movimento revolucionário, foi promovido por uma ELITE. Poderia não ser a elite detentora do poder institucional, mas ainda sim uma elite. Não foi revolta popular, desde o primeiro ano científico que seu professor de História já devia ter lhe explicado que não foi uma revolta popular e nem poderia.A Burguesia, naquele momento era uma classe em ascensão, isso incomodava a Monarquia e os Nobres em geral. Incomodava também a Igreja, pois, essas pessoas lucravam e lucrar era pecado( grosso modo aqui ). Sem contar que os revolucionários franceses queriam coisas bem objetivas: Direto a propriedade individual e liberdade comercial. Também queriam algo que seria mais ou menos uma liberdade de expressão, mas ainda não era bem isso. Bem, a nossa esquerda atual não comunga desse ideais, mas adora dizer que seu embrião foi a revolução francesa. Se assim foi, podemos dizer que a esquerda seria um filho com deficiência mental, motora e visual. Continuando. O termo reacionário vem desse contexto e quer dizer reação ou seja, os nobres,a monarquia e a Igreja, contrários aos desejos da Burguesia em ascensão, reagiam: Quando um Liberal dizia: "Queremos menos impostos", um Conservador ( reacionário ) respondia: "Os impostos são uma necessidade da coroa, não paga-lo é traição e digna de pena de morte"( bastilha, guilhotina...essas coisas divertidas). Não é, mais ou menos como o Estado faz com você hoje ? Pois bem, a Revolução Francesa é um marco histórico ideológico, não pelo que de fato foi mas, pelos ideais pregados. Esse ideais jamais alcançaram as grandes massas. O que chegou para o povo foi o essencial: O Rei está rico, vocês pobres e com fome. Matem o Rei, tudo vai melhorar. Melhorou? Até certo ponto sim mas, o resultado final foi a ascensão de uma "Nova" forma de governo que lembrava bastante a Monarquia, afinal, resultou em um império expansionista, opressor e novamente comandado por uma super elite. E o povo? O de sempre, cai na pala de um populista, continua pobre, mas as vezes consegue um punhado a mais de milho e leita, aí já acha que melhorou de vida e deve tudo ao grande salvador. Pois bem, isso foi a Revolução Francesa. OBS: Revolução e Golpe são exatamente a mesma coisa. Consistem em derrubar do poder um grupo ou pessoa julgada por um outro grupo como incapaz de governar ( por diversas razões ). Pra que perde, é golpe, pra que ganha, Revolução. É bem simples. Beijo !!

      Excluir
    9. A história não explica fenômenos cósmicos...sorry...acho que quem está confuso é você...que estão falando alhos e confunde com bulgalhos, ou baralhos...ou...nada a ver com impostos...os termos mudam...as gírias mudam e isso faz parte do progresso dos processos mentais

      Excluir
    10. O Anônimo das 6:29 PM é um robô.

      Excluir
  2. Vc é fudida prá cassete!

    ResponderExcluir
  3. Será muito bom começar a arrumação da casa !
    Gratidão .Feliz Natal e 2017 com realizações ! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Lucia, estamos precisando muito de Saturno, o bedel do zodíaco prá por ordem na escolinha risonha e franca de sacanagens que se tornou o Brasil. Que tudo se concretize, que venha a responsabilidade, seriedade, respeito aos limites, toda a corte saturnina porque estamos com saudades. Parabéns Rose e feliz 2017 com muito trabalho, porque a gente gosta do que faz. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Período bom pra mim, capricorniana

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:53 PM

    Teria como disponibilizar as tabelas dos ciclos anteriores com as respectivas explicações?

    ResponderExcluir
  7. Então vamos começar o ano com saturno Que venha e que tudo se concretize. Com muito trabalho e que 2017 seja um ano de muita paz e muitas realizações.

    ResponderExcluir
  8. Então vamos começar o ano com saturno Que venha e que tudo se concretize. Com muito trabalho e que 2017 seja um ano de muita paz e muitas realizações.

    ResponderExcluir
  9. Será um ano de esperançar, de ter esperanças, oy seja,buscar o melhor, agir pra conseguir o que desejamos e não ficar apenas na véspera lravque o que buscamos chegue como esperamos

    ResponderExcluir
  10. Será um ano de esperançar, de ter esperanças, oy seja,buscar o melhor, agir pra conseguir o que desejamos e não ficar apenas na véspera lravque o que buscamos chegue como esperamos

    ResponderExcluir
  11. Perfeito! Amei a mandala tb. Gostaria de ter uma, achei linda, como posso conseguir?

    ResponderExcluir
  12. Seja bem vindo 2017! Seja bem vindo Saturno, com toda a sua seriedade e nos traga de volta à normalidade. A dor é necessária para que as mudanças aconteçam quando não temos o discernimento para corrigir os erros por nós mesmos.

    ResponderExcluir
  13. Acredito que é um tempo de "direita volver", de exaltação de meritocracia e da conserva cultural. É o desejo de tornar o mundo externo seguro o mais possível. As pessoas irão trabalhar mais e muito para criar regulamentos e formas de controle.

    ResponderExcluir
  14. MAGNIFICO!!! HÁ MUITO QUE ESTOU AGUARDANDO ESSA CHEGADA PARA TUDO MELHORAR!! JÁ CHEGA DE TANTA "NEGATIVIDADE E DESRESPEITO POR TUDO"!!!

    ResponderExcluir
  15. É por isso que estamos com a sensação de retrocesso!!!! Comentei exatamente isso esses dias: de uma hora pra outra parece que voltamos no tempo (no pensamento social)... uma pena.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo12:08 AM

    Quanta bobagem

    ResponderExcluir
  17. Somente resgatar costumes, hábitos e culturas mais antigas e austeras não significa em melhoria principalmente se não vier reciclada e melhorada com experiências e vivências mais amplas e profundas para que realmente nos tragam melhorias... Sempre devemos valorizar a experiência e vivências e também valorizar o frescor do novo sem pré julgamentos e limitações de novas concepções e valores...
    Devemos sim valorizar tudo... e lembrarmos que a vida trabalha em ciclos, entretanto não em ciclos estáticos e sim em ciclos dinâmicos e em espiral... Onde as repetições dos mesmos não a repetições de erros passados e sim a valorização dos acertos e trabalhar os erros e excessos... Em suma devemos sempre lembrar que estamos em nossa expansão de consciência e de experiências sem a pequenez de nossos preconceitos e julgamentos... Vamos valorizar e agradecer a mais um ciclo em espiral que se inicia e sempre ter o discernimento e a fé em que uma Entidade Suprema nos conduz a esta experiência eterna...
    Obrigado a tudo que somos e a tudo que temos...

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1:29 AM

    Adorei espero de verdade que Saturno venha botar ordem na casa e assim acabar com a palhaçada que ta ai no Brasil! Valeu Rose por dividir isso conosco!

    ResponderExcluir
  19. O pessoal aqui realmente vive como se estivesse na idade média. Que desastre. E o pior: um bando de reacionários conservadores mal informados. Triste saber que essas pessoas nao alcançaram a maturidade intelectual da qual fala Kant: estao ainda nas trevas, na adolescência da razão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o texto deixa claro que o último ciclo de Saturno foi justamente no século das luzes! Bom, que Saturno traga a luz do conhecimento pra tanta gente e que passemos a valorizar os líderes que realmente têm senso de coletividade, não playboys que nunca precisaram sujar o sapato de lama, a não ser pra fazer campanha. Muito bem colocado e obrigada por citar Kant, é sempre uma adição muito grande!

      Excluir
    2. Niobe S3:24 AM

      O seu comentário só demonstra o choro infantil e egoísta que ela se refere no texto. É isso, que graças aos céus, vai acabar e já não aguentamos mais! Chega de um bando de progressistas ignorantes, adoradores de ditadores e doutrinas vermelhas. Que tal deixar de lado essas baboseiras de Marx e Kant e começar a ler Adam Smith, Mises e Rothbard?

      Excluir
  20. Anônimo2:09 PM

    Achei muito valido, Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  21. Realmente, nos últimos trinta e seis anos não houve maturidade intelectual nem por parte dos governantes deste País e nem por parte daqueles que se denominam intelectuais. E como a maturidade intelectual é própria da tomada de decisões, aguardaremos governantes com posturas e atitudes voltadas para o bem comum.

    ResponderExcluir
  22. Ótimo artigo .Que venham as mudanças.

    ResponderExcluir
  23. Bom q o ultimo ciclo de saturno foi justamente a epoca da revolucao francesa. Ha esperancas.

    ResponderExcluir
  24. Olá! Gostei bastante do texto, mas eu gostaria de saber sobre o ciclo de 36 anos. Porque o ciclo completo dura 36 anos? Quais seriam os fundamentos desse número 36?
    Obrigado :)

    ResponderExcluir
  25. Desconheco a autora. Mas... Direita Volver.....na minha concepcao eh prenuncio de Guerra. Fidel foi grande lider, um revolucionario. Ate mesmo agiu na linha de Saturno, quando necessario para concretizar ao que se propunha. Eh chamado de assassino. Que dizer do Bush ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Niobe S3:28 AM

      Tem medo da "Direita Volver" mas fica tranquilo com os 100 milhões de mortos do comunismo, socialismo e etc? Fidel foi um ditador cruel e assassino, Bush foi nada perto dele. Tenho medo de pessoas como você e esse tipo de pensamento.

      Excluir
  26. Oí! Gostei muito do texto e quero receber estes ensinamentos por e-mail.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo8:07 PM

    Que venha a maturidade dos pais em criar seus filhos, com certeza muita coisa pode mudar. Educação de qualidade vem primeiro de casa. Não há no mundo nada melhor do que deixar filhos melhores.

    ResponderExcluir
  28. Carioca4:22 PM

    Nada no texto menciona "Direita, Volver". Fala-se em reciclagem de padrões e recuperação de valores mais austeros, não abandono de padrões ou da adoção cega de modelos já enterrados. A frugalidade destacada, por exemplo, pode ser um contraponto aos padrões excessivos de consumo que a própria sociedade capitalista nos estimula a adotar. Acredito que muitos concordam que há uma mudança de paradigma em curso: o modelo individualista, consumista e superficial já se esgotou. Agora afirmar, a partir dessa constatação, que estamos voltando a um período conservador (no padrão direitista da palavra) me parece mais desejo de quem escreve isso do que interpretação correta do texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Niobe S3:35 AM

      O seu caso é aquele típico: "O pior cego é aquele que não quer ver." Pelo visto não andou lendo sobre política ultimamente e como o novo período já mostrou e mostra seus sinais... É só ver as última eleições mundo afora para ver a Direita crescendo e dominando enquanto a Esquerda mingua.
      Não sei de problema algum com o capitalismo e o consumismo; quem trabalha e ganha dinheiro que gaste-o como bem entender, sem a polícia do politicamente correto impondo ordens.
      O que vai cair é justamente os padrões progressistas de idolatria de ditadores e assassinos; politicamente correto; minorias vitimistas e a censura. Esses sim se esgotaram e ninguém aguenta mais.

      Excluir
    2. Sobre a interpretação de um e de outro eu percebo uma linha tênue entre as mesmas. Tanto o carioca vendo o lado positivo das previsões e niobe o lado negativo, porém ambos estão falando da mesma mudança e do nosso amadurecimento frente a vida, que meu Deus, será doloroso, pq ainda quem cuida da sua criança interior e luta pelo amor, estará fadado ao crescimento e o que será do amor???

      Excluir
  29. Anônimo1:11 AM

    Ótimo texto, que venham as mudanças e que sejam pra melhor. gostara de saber mais sobre este ciclo de 36 anos, me interessei pelo assunto.

    ResponderExcluir
  30. Juliano1:43 AM

    Olá Rose. Gostaria de saber se quem têm Saturno como planeta regente no mapa natal sentirá ou viverá algo de diferente nesse ciclo saturniano que se inicia? Há alguma vantagem nisso tudo para alguém regido pelo planeta Saturno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vantagem, Juliano é que quem tem um Saturno forte no mapa se sentirá muito mais à vontade o que causa menos conflitos. Resumindo, sim: há vantagens.

      Excluir
  31. Maria
    Por gentileza e quem tem Saturno retrógrado em seu mapa astral?

    ResponderExcluir
  32. Seria interessante ter uma tabela histórica/astrológica com os regentes dos períodos desde o citado período da Revolução Francesa. Dúvida, por exemplo, quem foi o regente após o período de Saturno? Sol mesmo? E antes? Não consigo entender a lógica da ordem de regência desses grandes períodos de 36 anos.

    ResponderExcluir
  33. Poderemos dizer então que juízes narcisistas e imparciais estão com seus dias contados. O que gosto do ciclo de Saturno é a sabedoria que ele tras. Cada um colhe o que planta. E se isto será muito bom para ceifar tanto ódio e intolerância. O tempo de Saturno é o senhor da razão.

    ResponderExcluir
  34. Gostei do texto. Aproveito para partilhar esse link sobre o ano de 2017, o ano de Saturno!
    Aline explica o que isso significa.
    https://www.youtube.com/watch?v=YD0i3yAejAE&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  35. Muito esclarecedor, adentremos então o ciclo de Saturno!

    ResponderExcluir
  36. Gostei imensamente deste estudo.É bom saber que estão se voltando para a reflexão, a busca do siso, valores mais consistentes, e outras coisas que considero positivas.

    ResponderExcluir
  37. Excelente Texto Ciclo de Saturno!!! Parabéns

    ResponderExcluir
  38. O conteúdo é bem interessante, apesar de ser diferente de tudo que eu já li sobre o assunto.

    horoscopo diario

    ResponderExcluir