O Segredo da Felicidade é a Liberdade, o Segredo da Liberdade é a Coragem. Nilton Bonder

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Rose Villanova
contato: rosevillanova@gmail.com



CLICK TO TRANSLATE

Netuno, o deus dos Artistas

Ao interpretar um mapa, focalizando a vocação do sujeito, um astrólogo irá dirigir o seu olhar principalmente para os planetas que tenham mais proeminência na mandala astrológica. Por exemplo, um Saturno forte mostra para o astrólogo que o sujeito tem inclinações cientificas e que trabalha arduamente por uma posição social de destaque. Já um Marte forte, indica carreiras onde o sujeito possa tomar iniciativa, seja competitivo e também é encontrado nos mapas de esportistas.

No caso do mapa de artistas, o planeta mais proeminente é Netuno. Esse planeta, tem como característica principal o encantamento diante das coisas que nos trazem um sentimento de encontro com o divino que há dentro de cada um de nós. Netuno, como regente do signo de Peixes, tem a ver com a espiritualidade, com aquele nosso lado que está sempre ansiando por algo que nos ponha além e acima deste mundo cheio de obstáculos, frustrações e principalmente, o sentimento de limitação que todos nós temos.

Temos saudades do tempo em que pertencíamos a um mundo de perfeição, que é o mundo que vivíamos antes de encarnar neste planeta. Nossa alma, antes de ganhar um corpo, habitava algum lugar onde os limites do tempo/espaço não existiam. Essa nostalgia que todos carregamos é o que nos faz sentir que de alguma forma estamos incompletos, falta-nos algo e com isso temos uma necessidade imperiosa de nos ligarmos a algo que nos complete em termos espirituais. Sabemos que somos mais do que um ser que nasce, vive e morre.

Pois bem, além da fé que cada qual abraça e que lhe traz a sensação de completude, a arte e o artista também fazem este papel; o papel de nos alçar a uma dimensão mais bela, mais plena e mais perfeita. Uma dimensão onde o ideal é possível, onde a imensidão das cores e sons, onde a harmonia das formas existe. O artista tem o dom de trazer para este mundo imperfeito, a perfeição que todos já experimentamos, antes de aqui chegarmos.

O talento do artista, consiste em criar a partir de elementos intangíveis, como o som, a cor e o pensamento, obras que nos fazem habitar por alguns momentos um mundo onde o sublime existe. O papel do artista neste sentido é tanto curador, quanto salvador, no sentido estrito das palavras. A arte cura sim e a arte salva, assim como acreditamos que só Deus pode nos curar e nos salvar das dores da nossa alma.

Netuno na astrologia é o planeta que personifica essa dimensão mais sutil de todos nós. Como regente do signo de Peixes, o último signo da roda do zodíaco é o planeta da espiritualidade e da arte, ambas tradução do nosso lado divino. Netuno personifica também o inconsciente coletivo; os mitos que nos habitam e que são comuns a uma raça a uma cultura, a um gênero e a uma época e o que os artistas fazem é justamente captar esses mitos que habitam o inconsciente coletivo e traduzir num quadro, numa música, numa poesia, num filme enfim, na sua linguagem de expressão. É por isso, que quando um astrólogo encontra um forte Netuno no mapa de alguém, já sabe que ali encontra-se um artista em potencial.

Ilustração: Mandala por Rose Villanova

Nenhum comentário:

Postar um comentário